Roberta Santana aponta postos de testagem de IST no Carnaval como ação preventiva bem-sucedida
17 de Fevereiro de 2026 - Redação Pernambués agora
Foto: Eduarda Pinto / Bahia Notícias
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, avaliou positivamente as ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia durante o Carnaval de Salvador e em eventos festivos no interior. Em entrevista ao Bahia Notícias, nesta quinta-feira (12), ela destacou a implantação de postos de prevenção e testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como uma estratégia que apresentou resultados concretos.
De acordo com a gestora, a decisão de levar serviços de testagem rápida para grandes eventos surgiu da necessidade de aliar lazer e cuidado com a saúde. A iniciativa, que teve início no Carnaval, já foi ampliada para outras festas populares, como o São João, reforçando a política de prevenção em ambientes de grande circulação de pessoas.
Além da distribuição de preservativos — que deve ultrapassar 1,5 milhão de unidades, em parceria com o Ministério da Saúde —, os postos oferecem testagem rápida, segura e sigilosa para sífilis, HIV e hepatites virais. Segundo Roberta Santana, todo o processo inclui orientação adequada e encaminhamento para acompanhamento nos casos positivos.
A secretária também informou que a ação não se restringe à capital baiana. Municípios do interior que realizam festas no período carnavalesco também contarão com os serviços, ampliando o alcance da política pública de saúde.
Em Salvador, os postos funcionam nos bairros da Barra e Ondina. Já no interior, cidades como Porto Seguro e Brumado também foram contempladas com a iniciativa.
Comentários
Outras Notícias
MP-BA investiga denúncia sobre possível gestação por substituição comercial em maternidade de Salvador
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Salvador abre credenciamento de entidades para castração de cães e gatos em situação de rua
02 de Outubro de 2026Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Bombeiros da Bahia ampliam capacitação para atendimento humanizado em crises suicidas
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
MP-BA investiga possível oferta irregular de procedimentos estéticos invasivos em Itaberaba
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Zanin manda investigar tentativa de manipular sistema do STF com comando para inteligência artificial
30 de Setembro de 2026Foto: Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil/Arquivo
Bahia firma contratos profissionais com dois destaques e líderes da equipe Sub-17
30 de Setembro de 2026Foto: Arquivo Pessoal
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023