Anvisa suspende comercialização de adoçante com alulose da empresa Sainte Marie
30 de Dezembro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição imediata da venda, distribuição, importação, propaganda e uso de produtos à base de alulose fabricados ou comercializados pela empresa Sainte Marie Importação e Exportação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (22).
De acordo com a Anvisa, a medida foi adotada porque a alulose não integra a lista de substâncias autorizadas para consumo humano no Brasil, seja como adoçante ou como ingrediente alimentar. Apesar de ser utilizada em outros países como alternativa ao açúcar por possuir baixo valor calórico, a substância é considerada um “novo ingrediente” pela legislação brasileira.
Pelas normas sanitárias vigentes, qualquer ingrediente sem histórico de consumo consolidado no país precisa passar por avaliação técnica rigorosa antes de ser liberado para o mercado. O objetivo é assegurar que não haja riscos à saúde, tanto a curto quanto a longo prazo.
Com a decisão, a empresa fica impedida de realizar qualquer atividade comercial envolvendo a alulose. A Anvisa alertou ainda que continuará fiscalizando o mercado para garantir o recolhimento dos produtos e coibir novas tentativas de comercialização irregular, sujeitas a multas e outras sanções.
Comentários
Outras Notícias
Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo
17 de Agosto de 2026Foto: Instagram
TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV
16 de Agosto de 2026Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira
16 de Agosto de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo
Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números
16 de Agosto de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 38 milhões neste domingo
15 de Agosto de 2026Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ARQUIVO
Com envelhecimento da população, eleitorado jovem recua 22% em 16 anos
15 de Agosto de 2026Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023