Saúde

Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025

06 de Novembro de 2025 - Redação Pernambués agora
[Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025]

Foto: Reprodução

A Bahia ocupa o segundo lugar entre os estados brasileiros com maior incidência de câncer de próstata, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa aponta para 6.510 novos diagnósticos em 2025, sendo cerca de 1.200 apenas em Salvador. Em nível nacional, o número deve ultrapassar 71 mil novos casos neste ano.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e representa 28,6% das mortes masculinas por neoplasias malignas, conforme o Ministério da Saúde.
De acordo com o oncologista ouvido pelo Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, fatores genéticos e raciais elevam o risco da doença. “Por ter a maior população negra do país, a Bahia reflete diretamente essa estatística. Entre afrodescendentes, o tumor tende a se desenvolver de forma mais agressiva”, explicou.
Nos estágios iniciais, a doença é silenciosa e costuma apresentar sintomas apenas em fases avançadas, como dificuldade para urinar, ardência, gotejamento prolongado e aumento da frequência urinária.

Comentários

Outras Notícias