Anvisa aprova novo tratamento para câncer de próstata metastático resistente
07 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: TV Brasil
A Anvisa autorizou o uso de uma nova combinação de medicamentos para tratar câncer de próstata avançado com metástase e resistência ao bloqueio hormonal. A dupla formada por talazoparibe e enzalutamida é indicada para pacientes cuja doença continua evoluindo mesmo após a terapia hormonal tradicional.
Segundo especialistas, cerca de 20% dos casos desenvolvem a forma metastática resistente. Um grupo ainda mais grave, com mutação no gene HRR, representa aproximadamente 4% dos diagnósticos. Essa mutação prejudica a reparação celular e torna o tumor mais agressivo.
Em 2023, mais de 17 mil homens morreram em decorrência do câncer de próstata, segundo dados do Ministério da Saúde. A nova terapia, embora promissora, ainda não está disponível no SUS. O custo mensal da combinação gira em torno de R$ 50 mil.
Estudos clínicos demonstraram que o uso dos dois medicamentos reduziu em 55% a progressão da doença em pacientes com mutação HRR. O oncologista Frederico Leal, da Unicamp, reforça que esse perfil é mais propenso a espalhar o câncer para outros tecidos, e o novo protocolo pode representar uma esperança importante nesses casos.
Apesar do avanço, médicos reforçam que o diagnóstico precoce ainda é o principal aliado contra o câncer de próstata. A recomendação é que homens iniciem o rastreamento a partir dos 50 anos, ou aos 45, no caso de histórico familiar.
Comentários
Outras Notícias
Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação
17 de Agosto de 2026Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |
Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões
17 de Agosto de 2026Fotos: Denisse Salazar/GOVBA
Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo
17 de Agosto de 2026Foto: Instagram
TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV
16 de Agosto de 2026Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira
16 de Agosto de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo
Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números
16 de Agosto de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023