Saúde

Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos

27 de Fevereiro de 2025 - Redação Pernambués agora
[Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de 47 pomadas para modelar ou fixar cabelos nesta segunda-feira (24). Segundo a agência, essa ação é parte de uma estratégia para garantir a segurança dos produtos. A proibição entra em vigor imediatamente e os produtos não poderão mais ser comercializados.

Conforme a Anvisa, essa decisão visa reforçar as ações de verificação da conformidade das pomadas para modelar ou fixar cabelos. Os produtos foram considerados inadequados em relação às exigências estabelecidas na resolução 814 de 2023, uma vez que as marcas não apresentaram diversas obrigações do Sistema de Automação de Registro de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. Entre essas exigências está a declaração da empresa responsável, que atesta a segurança do produto, segundo a Anvisa.

A agência alertou que o uso de pomadas irregulares ou inadequadas pode ocasionar efeitos colaterais como cegueira temporária (perda temporária da visão), ardência intensa nos olhos, lacrimejamento excessivo, coceira, vermelhidão ocular, inchaço e dor de cabeça.

Comentários

Outras Notícias