Saúde

Pulmão é alvo frequente das Metástases

17 de Janeiro de 2025 - Redação Pernambués agora
[Pulmão é alvo frequente das Metástases]

Foto: Reprodução / Adobe Stock

Cientistas da Bélgica apresentaram uma descoberta importante sobre o câncer, indicando que a presença do aminoácido aspartato no pulmão pode explicar por que mais da metade dos pacientes com câncer e metástases apresentam esse órgão afetado.

Este estudo é um passo significativo para o entendimento da biologia do câncer e sugere novas direções para o tratamento de doenças metastáticas.

A metástase é a disseminação de células cancerígenas para outras partes do corpo, além do tumor original. Cada tipo de câncer tem preferências por órgãos específicos para a metástase, sendo o pulmão um dos mais afetados, especialmente em casos de cânceres de mama, rim e esôfago.

Os pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) afirmam que as células metastáticas possuem uma proteína que age como uma chave, buscando ligantes em outros tecidos. A novidade da pesquisa está na identificação de um mecanismo molecular envolvendo o aspartato, que facilita o espalhamento das células cancerígenas.

O aspartato, normalmente presente em baixas concentrações no sangue, foi encontrado em grandes quantidades nos pulmões de pacientes com metástases, alterando a expressão genética e favorecendo a disseminação do câncer. Essa descoberta abre caminho para novas terapias no tratamento de metástases.

Embora o diagnóstico da metástase tenha avançado, ainda não existem tratamentos definitivos. No entanto, com o apoio de novas pesquisas, há a expectativa de que nos próximos anos surjam tratamentos eficazes.

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação ]
Bahia

Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação

17 de Agosto de 2026

Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |

[Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões]
Justiça

Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões

17 de Agosto de 2026

Fotos: Denisse Salazar/GOVBA

[Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo]
Fofoca

Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo

17 de Agosto de 2026

Foto: Instagram

[TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV]
Política

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira]
Educação

Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira

16 de Agosto de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

[Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números]
Economia

Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil