Salvador: Moradores querem sistema de esgotamento e regularização de abastecimento em Geraldo Brasil
18 de Novembro de 2022 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
A comunidade de Geraldo Brasil, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, cobra da Embasa e dos poderes públicos a construção de um esgotamento sanitário e regularização do sistema de abastecimento de água
Essa demanda foi intermediada pelo vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), que se reuniu com a direção da empresa estatal e moradores da comunidade para tratar do assunto nesta quinta-feira (17). De acordo com o edil petista, a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) vai contribuir para a redução das doenças e, consequentemente, para o aumento da expectativa e qualidade de vida da população, assim como para a preservação do meio ambiente.
“Nosso mandato foi procurado pela associação de moradores da região para intermediar a situação com a Embasa e com a prefeitura e o governo estadual. Existe uma petição e um abaixo-assinado sobre a situação. Conforme os moradores, a situação é degradante. Eles sofrem com a falta de água e, ainda, quando a água desce é fraca e tem pessoas que tapam a tubulação para se beneficiarem primeiro do recurso hídrico. Os moradores da parte baixa da comunidade sofrem muito. É necessária uma intervenção urgente para realizar o abastecimento correto de água e o saneamento básico, afinal, são premissas constitucionais”, frisa Suíca ao lado dos moradores após a reunião na capital baiana.
Em documento, os residentes reafirmam que saneamento básico é um direito de todo cidadão assegurado na Lei 11.445/2007, alterada pela Lei 14.026/2020, “sendo a falta de acesso a esse serviço um atentado aos direitos e à dignidade humana”. Os moradores de Geraldo Brasil apontam que a localidade sofre há anos com o despejo irregular dos seus esgotos. “Esse problema ocasiona diversos impactos à saúde da população, assim como ao meio ambiente, precisamos que a água potável chegue até as dezenas de famílias que moram na localidade. Por isso pedimos apoio das autoridades para que a situação seja urgentemente pautada”, aponta documento dos moradores.
Foto: Ascom do vereador Luiz Carlos Suíca
Comentários
Outras Notícias
OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo
17 de Novembro de 2025Foto: OMS/ONU
Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos
17 de Novembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia
17 de Novembro de 2025Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade
Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê
17 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano
16 de Novembro de 2025Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista
16 de Novembro de 2025Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023