Saúde

Bahia detecta 11 casos de "flurona" em cinco municípios

08 de Janeiro de 2022 - A tarde
[Bahia detecta 11 casos de

No total, 11 casos da infecção chamada de "flurona", que é causada simultânea pelos vírus da influenza e da covid-19 foram registrados na Bahia

Dos 11, oito foram identificados na Região Metropolitana de Salvador (RMS). As ocorrências estão distribuídas em cinco municípios baianos e nenhum delas resultou em morte.

Os pacientes são residentes em Salvador (6), Feira de Santana (2), Lauro de Freitas (1), Camaçari (1) e Juazeiro (1). São seis pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 13 e 91 anos, divulgou nesta sexta-feira, 7, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, após o término de investigações epidemiológicas e análises do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

H3N2

De 1º de novembro do ano passado até esta sexta, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) notificou 1661 casos de influenza A do tipo H3N2, distribuídos em 128 municípios. Do total de casos, 348 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação.

Foram registrados, até então, 54 óbitos, distribuídos da seguinte forma: Salvador (42), Feira de Santana (3), Canavieiras (2), Valença (1), Laje (1), Teixeira de Freitas (1), Cabaceiras do Paraguaçu (1), Urandi (1), Sapeaçu (1) e Camaçari (1).

Covid-19

Já em relação à covid-19, nos seis primeiros dias do ano foram contabilizados 3.097 novos casos e 48 mortes pela doença. Na quinta-feira, 6, foram notificados 1.288 novos casos, o maior número desde 12 de agosto do ano passado, quando foram registrados 1.362 novos casos em 24 horas.

Se comparado o número de casos dos seis primeiros dias de janeiro com o mesmo período de dezembro, houve um aumento de 14,6%. Já na comparação com o mesmo intervalo de novembro, a alta é de 37,4%.

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, reitera a necessidade de manter medidas como uso de máscaras, evitar aglomerações e completar o esquema vacinal contra a covid. “É preciso que a população leve a sério as recomendações. O momento é crítico e pode se agravar ainda mais caso não tenhamos os cuidados necessários”, diz.

A secretária acrescentou que a pasta monitora vários indicadores, com a taxa de ocupação de leitos, novos casos e número de casos ativos, para avaliar a necessidade de ações como abertura de novos leitos ou retomada de medidas restritivas.
 

Foto: Reprodução

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação ]
Bahia

Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação

17 de Agosto de 2026

Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |

[Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões]
Justiça

Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões

17 de Agosto de 2026

Fotos: Denisse Salazar/GOVBA

[Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo]
Fofoca

Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo

17 de Agosto de 2026

Foto: Instagram

[TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV]
Política

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira]
Educação

Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira

16 de Agosto de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

[Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números]
Economia

Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil