Saúde

Novembro Azul: Prefeitura de Salvador intensifica ações de autocuidado e combate ao preconceito nos Multicentros de Saúde

09 de Novembro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Novembro Azul: Prefeitura de Salvador intensifica ações de autocuidado e combate ao preconceito nos Multicentros de Saúde]

No Novembro Azul os Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas estão com o tema “Escolhendo o hoje para viver o amanhã!”

As ações são promovidas pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac) durante todo este mês, dentro do Movimento pela Vida, programa criado para sensibilizar a população, disseminar conteúdos e engajar pessoas na prevenção em saúde.

As ações de promoção da saúde serão intensificadas com palestras voltadas para colaboradores, pacientes e acompanhantes. Além disso, serão oferecidos consultas e exames especializados para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. As estruturas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 7h às 18h.
O agendamento para os procedimentos no Multicentro Vale das Pedrinhas acontece exclusivamente pela internet, por meio do site da unidade http://mcsvaledaspedrinhas.med.br/. Para as pessoas que tiverem dificuldade de acesso à internet, colaboradores da sala de apoio de pré-agendamento darão o suporte necessário para a marcação dos procedimentos.

No Multicentro de Saúde Carlos Gomes, o agendamento para primeira consulta ou exame na unidade pode ser realizado em uma das 156 unidades básicas de saúde da rede municipal de saúde, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 8h às 17h. É necessário apresentar uma requisição preenchida por um médico e o Cartão SUS vinculado ao município de Salvador.

Ainda segundo informações de assessoria, a mobilização também chama a atenção para que mulheres transgênero, travestis e pessoas não binárias procurem os serviços de saúde para consultas e exames relacionados à próstata. De acordo com estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cerca de 10 mil pessoas transgênero, travestis e não binárias devem residir em Salvador.

As unidades dispõem de equipes multidisciplinares completas para o atendimento integral da saúde do homem, travesti, mulher trans e pessoa não binária, inclusive, com médicos urologistas.

No caso de pacientes que já são acompanhados pela equipe multidisciplinar do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, os procedimentos devem ser agendados no guichê de marcação de consultas e exames, que fica localizado no prédio da unidade.

 

Foto: Jefferson Peixoto/SecomPMS

 

Comentários

Outras Notícias

[TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça]
Bahia

TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça

15 de Dezembro de 2025

Foto: Aline Gama / Bahia Notícias

[Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras]
Fofoca

Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras

15 de Dezembro de 2025

Foto: Divulgação

[Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV]
Saúde

Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV

15 de Dezembro de 2025

Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias

[Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE]
Bahia

Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE

15 de Dezembro de 2025

Foto: Agência Brasil/Arquivo

[Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã]
Brasil

Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã

13 de Dezembro de 2025

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação]
Educação

Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação

13 de Dezembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil