Saúde

Estudo da Prevent não prova que cloroquina funciona contra Covid, admite diretor

23 de Setembro de 2021 - Metro1
[Estudo da Prevent não prova que cloroquina funciona contra Covid, admite diretor]

Diretor da Prevent Senior, Fernando Parrillo afirmou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que o estudo feito pela empresa não prova que hidroxicloroquina ajuda no tratamento da Covid-19

A operadora é acusada de usar pacientes como cobaias e de fraudar atestados de óbito.

"Não se tratava de um estudo científico, era um acompanhamento observacional de pacientes, uma planilha das doenças e a evolução. Não foi usado placebo nem duplo cego, não foi randomizado, como se deve fazer em trabalhos desse tipo. Não faria sentido fazer uma pesquisa no meio da pandemia. Somos uma empresa privada, paga para salvar vidas", admitiu Parrilo.

Na conversa com a Folha, o diretor manteve distância de Jair Bolsonaro (sem partido), mas evitou criticá-lo. Afirmou ainda que não tem "nenhuma" ligação com o presidente, ferrenho defensor da cloroquina. "Eu nunca encontrei o presidente nem falei ao telefone com ele. Não me envolvo em política", declarou Parrillo.

Em 17 de abril de 2020, a Prevent Senior divulgou um estudo que provaria a eficácia da hidroxicloroquina associada a azitromicina no tratamento de Covid. Segundo o comunicado da empresa da época, a pesquisa seria publicada em uma revista científica.

Havia a pretensão de influenciar no enfrentamento público da pandemia. O texto dizia que “os resultados sugerem que o tratamento precoce evita uma internação a cada 28 pacientes que iniciaram o protocolo ambulatorial proposto com hidroxicloroquina associada a azitromicina —o que impacta imensamente o sistema de saúde”.

As suspeitas de irregulariadades constam de um dossiê e foram veiculadas pela primeira vez pela GloboNews. De posse da CPI da Covid, o documento aponta que a Prevent omitiu ao menos sete mortes de pessoas tratadas com hidroxicloroquina —medicamento sem eficácia contra o coronavírus.
 

Foto: Divulgação/Prevent Senior

Comentários

Outras Notícias

[TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça]
Bahia

TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça

15 de Dezembro de 2025

Foto: Aline Gama / Bahia Notícias

[Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras]
Fofoca

Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras

15 de Dezembro de 2025

Foto: Divulgação

[Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV]
Saúde

Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV

15 de Dezembro de 2025

Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias

[Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE]
Bahia

Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE

15 de Dezembro de 2025

Foto: Agência Brasil/Arquivo

[Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã]
Brasil

Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã

13 de Dezembro de 2025

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação]
Educação

Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação

13 de Dezembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil