Saúde

Comunidades de Massaranduba e Vila Ruy Barbosa ganham mutirão de atendimento oftalmológico

25 de Agosto de 2021 - Redação Pernambués agora
[Comunidades de Massaranduba e Vila Ruy Barbosa ganham mutirão de atendimento oftalmológico]

A ação contemplou 300 pessoas, a partir dos 50 anos, que estavam à procura desse atendimento

Atendimentos, exames e encaminhamentos de cirurgias para a especialidade oftalmológica aconteceram na última terça-feira (24) nas comunidades de Massaranduba e Vila Ruy Barbosa, na Cidade Baixa, em Salvador.

O intuito foi promover uma ação preventiva para problemas oculares, que com o tempo tendem a surgir na população da melhor idade, como catarata, glaucoma, doenças venosas oclusivas da retina e, principalmente, a degeneração macular relacionada à idade. Assim como outras partes do corpo, os olhos também envelhecem e, com isso, sofrem alterações. Tal situação demanda a realização de consultas e exames periódicos como forma de prevenção.

Essa ação, que o ‘mandato da gente’, do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), acompanhou de perto, ocorreu na praça central de Massaranduba, e foi promovida por meio de parceria com o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS).  Contou, ainda, com a colaboração dos líderes comunitários de Massaranduba, Jair Chiada, e da Vila Ruy Barbosa, Rafael Araújo.

Para o líder comunitário Rafael, a dificuldade de acesso a consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou o preço elevado em clínicas particulares podem atrasar o diagnóstico de doenças oftalmológicas. “Uma ação importante, pois há dificuldade da pessoa ter acesso a uma consulta com oftalmologista pelo SUS e, também, por pagar, já que geralmente essas consultas têm um custo elevado”, explica. 

“Foi uma ação muito gratificante, muitas pessoas estão com quadro avançado de glaucoma e catarata. O mutirão possibilita que essas pessoas tenham acesso a consultas e ao acompanhamento para ajudar cada uma que foi atendida a solucionar o seu problema e ficar com sua visão normal”, completa Rafael.

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação ]
Bahia

Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação

17 de Agosto de 2026

Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |

[Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões]
Justiça

Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões

17 de Agosto de 2026

Fotos: Denisse Salazar/GOVBA

[Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo]
Fofoca

Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo

17 de Agosto de 2026

Foto: Instagram

[TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV]
Política

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira]
Educação

Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira

16 de Agosto de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

[Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números]
Economia

Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil