Número de testes positivos da Covid-19 na Bahia cai para 24%
05 de Agosto de 2021 - Sesab - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Avanço da vacinação, além dos exames, tem repercutido na queda das taxas de ocupação dos leitos de UTI
Ainda que a variante Delta esteja em circulação pelo país, a vacinação contra a Covid-19 tem repercutido de maneira favorável nos números da pandemia na Bahia, principalmente com relação ao total de testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde (Lacen/BA) e que tem apresentado resultado positivo.
Se em alguns momentos deste 2021, a média chegou a ficar próxima de 50%, em um período de 15 dias - entre 20 de julho e 03 de agosto - o índice caiu mais da metade, chegando aos 24%.
De acordo com os dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a maior porcentagem registrada, neste intervalo de tempo, ocorreu justamente no dia 20 de abril quando 33,04% dos exames liberados tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19.
Por sua vez, a última segunda-feira (2) foi o dia em que a quantidade de resultados positivos foi a menor: 16,25%. Na terça-feira passada (3), o índice ficou em 18,44%.
Para se ter uma ideia da importância desta redução, em maio deste ano, a quantidade média de exames que deram resultado positivo, conforme o Lacen/BA, era superior a 47%, índice que também havia sido registrado em janeiro de 2021. No primeiro mês da pandemia na Bahia, em março de 2020, a média era de 33%.
Leitos de UTI
Número que era o principal indicador para a retomada das atividades economicas na Bahia, a ocupação dos leitos de UTI Adulto, na estado, também vem apresentado recuo expressivo.
Conforme a Sesab, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na Bahia está em 49%. Bem distante dos mais de 80% registrados ao longo de parte do primeiro semestre.
Atualmente, com relação a enfermaria adulto, a taxa está em 24%. Por sua vez, os índices referentes aos leitos de UTI e enfermaria pediátrica são os mais altos: 54% e 58%, respectivamente.
No geral, foram confirmados 1.197.413 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Desses, 1.167.471 se recuperaram, mas outros 25.856 perderam a batalha para a doença. Atualmente, a quantidade de casos ativos é de 4.086.
Panorama da vacinação
Com relação às vacinas, quase 6,5 milhões de baianos já receberam pelo menos a primeira dose desde o início da campanha. Com relação a segunda aplicação, esta foi recebida por mais de 2,6 milhões de pessoas na Bahia, segundo a Sesab.
Foto: Robson Valverde/Secom
Comentários
Outras Notícias
Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação
17 de Agosto de 2026Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |
Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões
17 de Agosto de 2026Fotos: Denisse Salazar/GOVBA
Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo
17 de Agosto de 2026Foto: Instagram
TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV
16 de Agosto de 2026Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira
16 de Agosto de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo
Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números
16 de Agosto de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023