Hospital Municipal de Salvador retoma cirurgias eletivas
30 de Julho de 2021 - Secom/ PMS
O Hospital Municipal de Salvador (HMS) retomou as cirurgias eletivas na unidade após 120 dias de suspensão parcial devido à pandemia do coronavírus.
Segundo o diretor do HMS, Gustavo Mettig, neste retorno a estratégia foi realizar contato telefônico com pacientes que tinham procedimentos pendentes, para agendamento de uma nova data do procedimento ou consulta com o especialista, visando a análise caso a caso da necessidade de revisão antes do procedimento.
“Além do contato por telefone, também ampliamos os turnos do ambulatório de forma a atender os pacientes e fazer o agendamento. Inclusive, todos os pacientes pendentes para bariátrica já estão agendados, assim como os contactados e aptos para cirurgias eletivas em outras especialidades”, declarou.
O gestor considera que a retomada é de extrema importância para a população e para o hospital, que possui um ambulatório com atendimento a diversas especialidades e há grande demanda dos pacientes para esses procedimentos. “Percebemos a demanda e necessidade do atendimento e, com maior segurança pela disponibilidade de medicamentos (sedativos) no mercado, poderemos ampliar o número de procedimentos. A ideia é conseguir reagendar todos os pacientes neste segundo semestre, cumprindo a missão do hospital”.
O HMS no período pré-pandemia chegou a realizar 600 cirurgias por mês e, neste momento de retorno, já atingiu o número de 400/mês, considerando as emergenciais, eletivas e semieletivas. Só neste mês de julho, após a retomada, houve um aumento de 15% no número de procedimentos. Para o 2º semestre já existem 111 procedimentos agendados na unidade. Desde a inauguração do hospital em 2018, a unidade realizou mais de 13 mil cirurgias, sendo 70% eletivas.
Além das cirurgias e atendimentos ambulatoriais, o HMS dispõe de laboratório de análises clínicas e Bioimagem, com uma rede de apoio para exames de diagnóstico que apoia o Serviço de Cirurgia. Os procedimentos são agendados na unidade após o paciente se dirigir a um posto de saúde e solicitar uma consulta com o cirurgião geral, que é agendada pelo Sistema de Regulação Ambulatorial Vida+, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Aplicativo – O acompanhamento à distância a consultas e exames pode ser feito pelo aplicativo Meu HMS, que também permite o acesso aos registros de atendimento e às especialidades oferecidas no hospital, pesquisa de opinião e ao Fale Conosco. A ferramenta está disponível gratuitamente para os sistemas iOS (Iphone) e Android.
Foto: Valter Pontes/Secom
Comentários
Outras Notícias
Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação
17 de Agosto de 2026Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |
Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões
17 de Agosto de 2026Fotos: Denisse Salazar/GOVBA
Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo
17 de Agosto de 2026Foto: Instagram
TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV
16 de Agosto de 2026Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira
16 de Agosto de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo
Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números
16 de Agosto de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023