Salvador não deve receber primeiras doses da Sputnik V
07 de Junho de 2021 - Bahia.ba
O secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas disse nesta segunda-feira que Salvador não deve receber as primeiras doses da vacina russa Sputnik V
Ele explica que o tamanho da capital baiana dificultaria o acompanhamento de possíveis efeitos colaterais, uma das exigências feitas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberar o uso excepcional do imunizante no Brasil.
“A decisão que foi tomada é de concentrar em cada um dos estados em poucos municípios para que se possa ter um acompanhamento bem próximo e sobretudo rápido para que uma vez aplicadas essa doses, nós teremos na sequência a liberação das demais doses. Salvador é uma cidade de 3 milhões de habitantes, é difícil fazer o controle. A ideia é que nós peguemos cidades de médio porte, em torno de 50 mil ou menos habitantes. Nós não definimos ainda qual”, disse Vilas-Boas em entrevista para a Rede Bahia na manhã desta segunda-feira.
O secretário ainda informou que uma reunião na tarde de hoje pode definir qual ou quais cidades receberão o imunizante. “O governador vai receber um relatório epidemiológico de todas as cidades da Bahia e vai entrar uma série de variáveis. O martelo vai ser batido pelo governador”.
A Anvisa liberou a importação da vacina na sexta (4), porém limitou a aplicação das doses em apenas 1% da população. Em março, o governo baiano assinou um contrato para a aquisição de 9,7 milhões de doses da vacina.
Foto: Governo do estado
Comentários
Outras Notícias
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Gominho revela que Preta Gil chegou a cogitar suicídio assistido durante tratamento contra o câncer
16 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Hospital Ortopédico da Bahia implanta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de leitos
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023