Saúde

Mais de 80 mil crianças já se imunizaram contra a gripe em Salvador

29 de Maio de 2021 - Varela Notícias
[Mais de 80 mil crianças já se imunizaram contra a gripe em Salvador ]

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde (SMS), mais de 87,4 mil crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) já se imunizaram contra a gripe em Salvador

O número corresponde a 51% do público estimado dessa faixa etária na Campanha de Vacinação da Influenza até esta terça-feira (25).  

No total, apenas 27% das pessoas se protegeram contra a gripe, a baixa adesão preocupa a SMS. O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia do novo coronavírus.  

A subcoordenadora de Imunização do município, Doiane Lemos alerta que se aproxima o período de maior incidência da gripe.  

“A vacinação é a principal medida preventiva desta enfermidade que apresenta uma elevação no registro de casos nos meses de junho e julho. Por esse motivo é importante a imunização agora para que, no período de pico da doença, as pessoas com maior vulnerabilidade estejam protegidas, e essa baixa procura pela vacina nos preocupa. Em tempos de pandemia do coronavírus, não precisamos de leitos de emergência ocupados por indivíduos com sintomas gripais”, disse.  

O grupo que menos compareceu aos pontos de imunização é o de professores (5,8%), seguido por idoso com idade igual ou superior a 60 anos (14%), trabalhadores da saúde (33%), puérperas (43%) e gestantes (43%). A meta da campanha é alcançar com a primeira e segunda fase habilitadas em torno de 720 mil indivíduos.   

Vale lembrar que as pessoas dos grupos prioritários que já tem acesso a vacina contra a Covid-19, precisam se atentar com o intervalo de 14 dias para a aplicação do imunizante contra a gripe.  

Todos do público eletivo devem apresentar no ato da vacina a o documento de identificação oficial com foto e caderneta de vacinação, já os professores devem levar também a cópia do contracheque.

 

Foto: Bruno Concha/Secom
 

Comentários

Outras Notícias