Entrega de vacinas de Oxford para Covid-19 é adiada para 2021; Anvisa ainda fará análise após receber doses
03 de Outubro de 2020 - Redação Pernambués agora
O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta sexta-feira (2/10) que a entrega das vacinas da Universidade de Oxford foi adiada para 2021
O medicamento já estava sendo testado em diversos estados, incluindo a Bahia, e as primeiras doses oficiais deveriam chegar em dezembro, mas agora serão recebidas um mês depois.
Pazuello informou que o contrato admite mudanças no prazo de entrega. "Ficou para iniciar em janeiro a entrega inicial de 30 milhões. Na sequência, 70 milhões de insumos, de farmacológicos, para fabricar no Brasil, pela Fiocruz. Há uma cláusula no contrato permitindo o adiantamento das fases de entrega ainda neste ano, mas vai depender do desenvolvimento", explicou, em entrevista à CNN.
Apenas depois da entrega da vacina ocorrerá a certificação da Anvisa, imprescindível para que ela seja aplicada nos brasilieros. "Quanto à velocidade da certificação, aceleração de fases, eu não tenho essa posição hoje, é uma posição específica da Anvisa. Vamos esperar a Anvisa se posicionar. Assim que tivermos a autorização, tivermos a vacina, começamos a vacinar", informou o ministro.
Por outro lado, Pazuello salientou que as vacinas serão disponibilizadas a todos de forma gratuita. "É importante deixar claro que todas as vacinas que o SUS adquirir serão para todos os brasileiros", prometeu.
A reação adversa de um dos voluntários, que causou a paralisação dos testes, seria um dos motivos para o atraso da entrega das doses, segundo a reportagem. Outro ponto seria a alta demanda, visto que diversos países estão negociando a compra do medicamento, mas a Universidade de Oxford prometeu que o Brasil será uma das primeiras nações a receber essas vacinas.
Comentários
Outras Notícias
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Gominho revela que Preta Gil chegou a cogitar suicídio assistido durante tratamento contra o câncer
16 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Hospital Ortopédico da Bahia implanta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de leitos
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023