Saúde

OMS esclarece que pacientes assintomáticos podem transmitir COVID-19

10 de Junho de 2020 - Redação Pernambués agora
[OMS esclarece que pacientes assintomáticos podem transmitir COVID-19]

Maria Van Kerkhove, diretora técnica da OMS, havia dito com base em estudos realizados em vários países que a transmissão do vírus por uma pessoa assintomática parecia ser "muito rara"

"Nós temos uma série de informes de países que estão fazendo um rastreamento de contatos muito detalhado. Estão seguindo os casos assintomáticos, estão seguindo os contatos e não estão encontrando transmissões secundárias subsequentes. É muito raro", disse ela durante coletiva de imprensa na segunda-feira.


Suas declarações, que foram amplamente reproduzidas nas redes sociais, provocaram reação da comunidade científica e chegaram a ser tema de comentários de uma reunião ministerial do governo brasileiro nesta terça.

"Se a transmissão por parte de assintomáticos é praticamente zero (...), então com toda certeza isso pode sinalizar à abertura mais rápida do comércio e à extinção daquelas medidas restritivas adotadas, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal, por governadores e prefeitos", disse o presidente Jair Bolsonaro, que desde o início da pandemia tem criticado o distanciamento social, adotado por autoridades regionais para conter o vírus.


A comunidade científica já tinha se pronunciado, contestando as declarações da especialista da OMS.


"Ao contrário do que a OMS anunciou, não é possível afirmar cientificamente que portadores assintomáticos do SARS-CoV-2 não sejam muito infecciosos", manifestou-se no Twitter o professor Gilbert Deray, do hospital Pitié-Salpetrière, em Paris.


Liam Smeeth, professor de epidemiologia clínica da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, disse ter ficado "muito surpreso".


"Há incertezas científicas, mas a infecção assintomática pode ser responsável por 30% a 50% dos casos. Os melhores estudos científicos até hoje sugerem que até metade dos casos se infectaram através de pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas", afirmou.

Van Kerkhove depois publicou no Twitter uma síntese da OMS sobre a transmissão.


"Estudos abrangentes sobre a transmissão de indivíduos assintomáticos são difíceis de conduzir, mas as evidências disponíveis do rastreamento de contatos por estados membros sugerem que indivíduos infectados assintomáticos são muito menos propensos a transmitirem o vírus do que aqueles que desenvolvem sintomas", destacou.


Durante uma discussão retransmitida na última terça-feira (09), na conta no Twitter da OMS, Van Kerkhove disse que queria esclarecer um mal-entendido.

"Eu me referia a muito poucos estudos, alguns, dois ou três" e respondia a uma pergunta. "Eu não estava declarando uma política da OMS", afirmou.

"Eu usei a frase 'muito raro' e acho que é um mal-entendido declarar que a transmissão assintomática globalmente seja muito rara. Eu me referi ao subconjunto dos estudos", acrescentou.

Comentários

Outras Notícias

[Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR]
Economia

Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR

23 de Agosto de 2025

Foto: Divulgação PT

[Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos]
Brasil

Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos

23 de Agosto de 2025

Foto: Ana Paula Oliveira Migliari

[Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris ]
Cultura

Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris

23 de Agosto de 2025

Foto: Olodum/Divulgação

[Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF ]
Justiça

Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF

22 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ EBC

[BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas]
Brasil

BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas

22 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar]
Política

Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar

22 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/Agência Brasil