Suíca defende que trabalhadores de limpeza urbana precisam estar inclusos em campanha de vacinação que começa nesta segunda (23)
23 de Março de 2020 - Redação Pernambués agora
A imunização irá ocorrer em 143 unidades de saúde, 12 supermercados credenciados e 12 pontos de drive-thru
Por: Mara Silvany
O coronavírus está cada vez mais avançando no Brasil, mas outra grande preocupação do sistema público de saúde é a gripe.
No primeiro momento, serão vacinadas as pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de vacinar inicialmente os idosos é uma atenção especial a esse público de risco.
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou, neste domingo (22), algumas medidas que serão tomadas para evitar aglomerações durante campanha de vacinação contra a gripe e H1N1 em Salvador, que começa nesta segunda-feira (23).
“O objetivo da campanha é imunizar pessoas para evitar que casos de gripe sejam confundidos com a pandemia do coronavírus.”
Quem tem se preocupado ainda mais com os profissionais de saúde é o vereador Luiz Carlos Suíca (PT). Não é de hoje que o vereador defende que reforce a lei que garante programa de vacinação e imunização para trabalhadores de limpeza urbana em Salvador, seja no Carnaval, seja em situações como em que estamos vivendo com a pandemia.
“Quando falamos de profissionais da saúde devemos incluir os trabalhadores de limpeza urbana da Bahia. Projeto do nosso mandato que virou a lei de nº 9.486/2019 está em vigor. Foi a forma que encontramos para reparar e auxiliar os profissionais na manutenção da saúde. Eles promovem saúde diariamente para a população”, destacou.
O edil pede que a prefeitura não esqueça e reforce essa vacina aos profissionais que atuam nas vias públicas estejam imunizados. “Motorista, coletor, motociclista, varredor, fiscal, agente de limpeza e operador de roçadeira, estão todos inseridos na medida e precisamos ampliar essas ações”, afirmou o vereador.
O petista ainda lembra que os garis são atores fundamentais para a saúde de uma cidade e isso está mais evidente na recente pandemia.
“Devemos parabenizar os médicos, enfermeiros, mas também devemos parabenizar os trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana, que mesmo protegidos com máscaras, luvas, álcool em gel, estão dia após dia limpando e higienizando as ruas”, disse.
Os decretos municipais e estaduais, o OMS (Organização Mundial de Saúde), advete ficar em casa, mas o trabalhador, o pai e mãe de família não tem esse luxo, precisa trabalhar, exercer sua função por nós, pela saúde de todos. Volto a repetir enquanto alguns profissionais de outras áreas ficam nas suas casas, fazendo seu trabalho home office, a categoria de limpeza está nas ruas, expostos, cuidando da saúde de todos", frisa o petista.
Segundo a prefeitura, a imunização irá ocorrer em 143 unidades de saúde, 12 supermercados credenciados e 12 pontos de drive-thru, onde as pessoas poderão se vacinar rapidamente.
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023