Começa hoje vacinação preventiva contra o sarampo
22 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora![Começa hoje vacinação preventiva contra o sarampo [Começa hoje vacinação preventiva contra o sarampo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/225720/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A pasta enviará 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos.
A partir desta quinta-feira (22), as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é preventiva e deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.
“Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses”, esclarece o ministério.
A pasta enviará 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A medida é uma resposta imediata do ministério devido ao aumento de casos da doença.
“Nós estamos preocupados com essa faixa etária porque em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos. Por isso, é preciso que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.
De acordo com o ministério, o país registrou nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.
Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, o ministério, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, também orienta estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.
Comentários
Outras Notícias
![Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR [Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238021/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR
23 de Agosto de 2025Foto: Divulgação PT
![Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos [Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238020/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos
23 de Agosto de 2025Foto: Ana Paula Oliveira Migliari
![Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris [Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris ]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238019/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris
23 de Agosto de 2025Foto: Olodum/Divulgação
![Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF [Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF ]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238018/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF
22 de Agosto de 2025Foto: Lula Marques/ EBC
![BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas [BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238017/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas
22 de Agosto de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar [Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238016/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar
22 de Agosto de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023