Saúde

Pesquisadores desenvolvem teste capaz de detectar câncer em 10 minutos

08 de Dezembro de 2018 - Redação Pernambués agora
[Pesquisadores desenvolvem teste capaz de detectar câncer em 10 minutos]

Desenvolvido na Universidade de Queensland, o teste ainda precisa passar por ensaios clínicos antes de ser usado em pacientes.

Pesquisadores australianos desenvolveram um teste capaz de detectar, em 10 minutos, a presença de células cancerígenas em qualquer tecido humano. Segundo o G1, o teste está relacionado à descoberta de que o câncer forma uma estrutura única de DNA quando colocado na água.
"Descobrir que moléculas de DNA cancerosas formaram nanoestruturas 3D totalmente diferentes do DNA circulante normal foi um avanço que permitiu uma abordagem totalmente nova para detectar câncer de forma não invasiva em qualquer tipo de tecido, incluindo sangue", afirmou Matt Trau, um dos autores do estudos.
"Isso levou à criação de dispositivos de detecção baratos e portáteis que poderiam eventualmente ser usados ??como uma ferramenta de diagnóstico, possivelmente com um telefone celular", acrescentou.
 Ainda assim, os pesquisadores já avaliam como positivos os resultados com mais de 200 amostras de sangue. A precisão para diagnóstico de células cancerígenas foi de 90%.

Até o momento, ele foi usado para detectar cânceres de mama, próstata, intestino e linfoma, mas os cientistas acreditam que os resultados podem ser replicados em outros tipos da doença.

Comentários

Outras Notícias

[Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR]
Economia

Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR

23 de Agosto de 2025

Foto: Divulgação PT

[Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos]
Brasil

Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos

23 de Agosto de 2025

Foto: Ana Paula Oliveira Migliari

[Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris ]
Cultura

Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris

23 de Agosto de 2025

Foto: Olodum/Divulgação

[Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF ]
Justiça

Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF

22 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ EBC

[BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas]
Brasil

BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas

22 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar]
Política

Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar

22 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/Agência Brasil