Saúde

Pesquisa no HGRS avalia alterações faciais de pacientes com microcefalia

30 de Janeiro de 2017 - Redação Piatã

Uma pesquisa para avaliar as alterações faciais dos pacientes com microcefalia, decorrentes da infecção pelo vírus Zika, foi iniciada, este mês, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Os resultados, previstos para serem publicados em dois anos, serão por meio do trabalho com fotografi

Uma pesquisa para avaliar as alterações faciais dos pacientes com microcefalia, decorrentes da infecção pelo vírus Zika, foi iniciada, este mês, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Os resultados, previstos para serem publicados em dois anos, serão por meio do trabalho com fotografia digital 3D. Com participação da neuropediatra Adriana Mattos – uma das responsáveis pelo ambulatório de microcefalia do HGRS –, o estudo envolve ainda o professor Leonardo Perez Faverani e os alunos Leonardo de Freitas Silva e Erik Neiva Ribeiro de Carvalho Reis (Unesp Araçatuba), além dos professores Ashraf Ayoub, Peter Mossey e Xi Yang (University of Glasgow). Essa não é a primeira vez que profissionais do Hospital Roberto Santos conduzem trabalhos científicos sobre a Síndrome da Zika Congênita (definição mundialmente conhecida e utilizada pela primeira vez na instituição). Nos últimos três meses, por exemplo, o oftalmologista Bruno de Paula Freitas publicou, na revista Ophthalmology, um trabalho que descreve o caso inédito de glaucoma congênito decorrente do Zika. Já o especialista em Medicina Fetal, Manoel Sarno, publicou, na revista Ultrasound in Obstetrics & Gynecology, o trabalho que demonstra as alterações ao longo da gravidez em gestantes que foram expostas ao vírus.

Comentários

Outras Notícias

[Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]
Bahia

Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas

20 de Maio de 2025

A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.

[Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]
Esportes

Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]
Bahia

Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem]
Bahia

Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem

20 de Maio de 2025

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar]
Esportes

Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar

20 de Maio de 2025

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física]
Saúde

Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física

14 de Maio de 2025

Foto: Divulgação