Greve nas UPAs da orla de Camaçari chega ao 14º dia
05 de Janeiro de 2016 - Diogenes Matos
Nesta terça-feira (5) completam 14 dias de greve dos médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da orla de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Os motivos, segundo o presidente do sindicato dos médicos, Francisco Magalhães, são as péssimas condições para atendimento, além do aumento da violência contra os profissionais das UPAs de Camaçari.
Estão sem atendimento desde o dia 23 de dezembro de 2015, as UPAs de Nova Aliança, Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo. A paralisam as atividades é por tempo indeterminado.
Uma liminar da justiça pede a retomada dos médicos para atendimento nas UPAs, mas segundo Francisco Magalhães, o sindicato já entrou com recurso contrário e a paralisação continua.
De acordo com Francisco Magalhães, "a decisão foi tomada em assembleia, no dia 18, após infrutíferas tentativas de solução para as precárias condições de trabalho", afirmou.
Enquanto permanecer a paralisação, a população está sendo orientada a procurar serviços alternativos em casos de urgência e emergência, a exemplo do Hospital Geral de Camaçari (HGC), da UPA Gleba A – Gravatá e do Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas. Outra opção é a utilização do SAMU, que mantém sua atividade normal.
O assunto está sendo encaminhado para discussão também com o governador Rui Costa, Conselho Regional de Medicina (Cremeb), Conselho Municipal de Saúde, Sesab, Ministério do Trabalho, ao MPT / MPE (de Camaçari e de Salvador) e ao Arcebispo.
A prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto.
Confira a ata da assembléia que culminou na greve dos médicos das UPAs da orla de Camaçari
ASSEMBLEIA NESTA TERÇA, 22, ÀS 19H30, NO SINDIMED
PAUTA – DEFLAGRAÇÃO DA GREVE
Pauta de reivindicações
1 - Provimento, em caráter de urgência, de medicamentos básicos (anti-hipertensivos, analgésicos/antitérmicos etc.), bem como de materiais (fio de sutura, pinças, etc.) e equipamentos (como desfibriladores e respiradores mecânicos);
2 - Recomposição imediata do quantitativo das equipes de plantonistas;
3 - Garantia de segurança permanente - para os profissionais e pacientes -, durante as 24 horas do plantão, através da Polícia Militar;
4 - Mudanças nas estruturas das unidades, para adequá-las ao volume e ao perfil dos atendimentos (laboratórios clínicos, serviços de raios-X, espaços específicos e adequados para atendimento de emergências, suturas, casos de menor gravidade, etc.);
5 - Implantação de sistema de acolhimento e triagem de pacientes (classificação de risco) nas unidades;
6 - Melhorias nas acomodações destinadas ao repouso médico (camas, climatização, etc.), bem como a garantia de refeições para os plantonistas na própria unidade de trabalho, ao invés de em restaurantes da rede comercial, como atualmente ocorre;
7 - Providências imediatas para a solução dos problemas de funcionamento do SAMU (estruturais, equipes médicas desfalcadas etc.);
8 - Imediatos pagamento dos salários atrasados e recolhimento das obrigações legais descumpridas (FGTS, INSS);
9 - Piso salarial da FENAM (R$11.675,94) para todos os médicos do município, devendo ocorrer, em caráter emergencial, isonomia salarial para com a remuneração mais elevada (hoje há múltiplos valores salariais entre os terceirizados e todos eles maiores que os dos concursados).
Comentários
Outras Notícias
![Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas [Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237747/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas
20 de Maio de 2025A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.
![Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro [Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237746/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica [Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237745/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem [Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237744/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem
20 de Maio de 2025Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
![Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar [Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237743/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar
20 de Maio de 2025Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
![Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física [Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237742/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física
14 de Maio de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023