Deputada pune Luiz Caldas por ele ter cantado "Fricote"
21 de Dezembro de 2011 - PiatãEm viagem pelo interior da Bahia para cumprimento de agenda, Luiz Caldas preferiu não comentar a atitude da deputada.

Depois de apresentar um projeto propondo proibir, em nível estadual, patrocínio público para artistas de pagode que cantem músicas com letras ofensivas às mulheres, a deputada estadual Luiza Maia (PT) investiu nessa quarta contra o criador da axé music, Luiz Caldas, e uma das músicas-símbolo do movimento, surgido na década de 1980, “Fricote”, de autoria de Caldas e Paulinho Camafeu.
Casada com o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), e, portanto, primeira-dama do município, ela resolveu “punir” Luiz Caldas, determinando que fosse cortado 30% do cachê do artista que se apresentou recentemente na cidade e cantou Fricote. Para a parlamentar, "a letra apresenta cunho racista e depreciativo às mulheres negras”.
Ainda conforme a deputada, a canção em questão “abala a autoestima da mulher negra, internalizando no imaginário coletivo a imagem de que ela é, entre outras coisas, feia e desleixada, o que se constitui também como uma forma de violência simbólica”.
Em viagem pelo interior da Bahia, Luiz Caldas preferiu não comentar a atitude da deputada, mas sua assessoria de imprensa lamentou que Luiza Maia não saiba separar “obras lúdicas das chulas” e que esteja “desconectada” com a realidade. A assessoria negou que a proibição de cantar Fricote estaria em contrato, o que seria inconstitucional, pois caracterizaria censura.
Informou ainda que Luiz Caldas cantou os versos “nega do cabelo duro / que não gosta de pentear / quando passa na Baixa do Tubo/ O negão começa a gritar...”, pois foi uma exigência do público que assistia ao seu show. A assessoria não quis revelar quanto foi o cachê do cantor, mas disse que não pretende reclamar judicialmente devido ao corte.
Comentários
Outras Notícias
França critica decisão do COI de retomar testes de feminilidade nos Jogos de 2028
31 de Março de 2026Foto: Divulgação / olympics.com
Turista relata golpe de quase R$ 5 mil ao comprar queijo coalho em praia de Salvador
31 de Março de 2026Foto: Imagem Ilustrativa. Leitor BN
Entidades médicas desmentem suposta “epidemia” de micropênis divulgada nas redes
31 de Março de 2026Foto: Reprodução / Pixabay
Ministério da Saúde afirma que casos de mpox no Brasil não indicam situação de alerta
31 de Março de 2026Foto: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz
Prefeitura de Salvador convoca e nomeia 89 profissionais para reforçar a saúde pública
30 de Março de 2026Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS
Vice do BBB 24, Matteus Amaral entra na política e se filia ao Progressistas
30 de Março de 2026Foto: TV Globo
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023