Por Lei Geral da Copa, Dilma pede a Temer 'cessar fogo' com PMDB
20 de Março de 2012 - PiatãSegundo Temer, o aumento da bancada do partido no Senado dá "equilíbrio" na disputa com o PT e outros partidos da base aliada por espaços dentro do governo.
Preocupada com os efeitos da rebelião da base parlamentar do governo em votações importantes para o Planalto, como a Lei Geral da Copa, a presidente Dilma Rousseff (PT) acertou com o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), um armistício e propôs um cessar fogo entre os dois partidos. Temer esteve ontem em Belo Horizonte para filiar o senador Clésio Andrade ao PMDB que, num momento de crise com o Planalto, passa a ter 19 senadores, a maior bancada da Casa, seguida pelo PT, com 13 membros.
Segundo Temer, o aumento da bancada do partido no Senado dá "equilíbrio" na disputa com o PT e outros partidos da base aliada por espaços dentro do governo. O vice-presidente negou que a presença de várias lideranças nacionais do partido no evento de segunda-feira tivesse o objetivo de demonstrar força e salientou que, apesar do crescimento do peso do PMDB no Senado, "o governo fica muito feliz quando os partidos da base aliada aumentam". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
"É muito importante o partido unido, não só para ganhar eleições", sustentou o líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), para quem o PMDB tem que "retomar o protagonismo" no cenário político nacional. Para Temer, a derrota do Executivo no Senado, que levou o governo a trocar as lideranças no Congresso, e as reclamações da base por cargos e liberação de verbas "são naturais, especialmente num ano eleitoral". Segundo Temer, o relacionamento do partido com o Planalto tem sido "o melhor possível" e não há nenhuma crise.
Na noite de ontem, em reunião com líderes do PT e do PMDB, no Palácio do Planalto, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, cobrou fidelidade ao governo e pediu o fim do conflito entre os dois partidos. "Passado esse período de dificuldade, vamos voltar à rotina normal. Bola pra frente, pessoal!", disse a ministra, que fez aniversário domingo e ontem serviu bolo para deputados e senadores. Após a conversa com Temer, Dilma reuniu-se com oito ministros, além dos líderes do governo na Câmara e no Senado, e pediu que todos se mobilizem para a aprovação da Lei Geral da Copa. A presidente mandou os ministros telefonarem para deputados na tentativa de evitar surpresas no plenário.
Informações do JB
Comentários
Outras Notícias
PGR denuncia Zema por calúnia contra Gilmar Mendes
16 de Maio de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
IA pode gerar mais fake news nas eleições, alertam especialistas
16 de Maio de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Negacionismo fez brasileiros "perderem" 3,4 anos de vida na pandemia
16 de Maio de 2026Foto: Alex Pazuello/Semcom/Prefeitura de Manaus
Wagner Moura encerra gravações de novo filme inspirado em clássico iraniano
15 de Maio de 2026Foto: Instagram
Virginia Fonseca aciona Justiça após críticas feitas por Luana Piovani nas redes sociais
15 de Maio de 2026Foto: Instagram
Padre Fábio de Melo fala sobre depressão e revela período mais difícil da vida
15 de Maio de 2026Foto: YouTube
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023