Senado inicia sessão e tem até a meia-noite para votar MP dos Portos
16 de Maio de 2013 - PiatãMedida Provisória foi aprovada na Câmara às 9h43 desta quinta-feira.Se matéria não for votada até o fim do dia no Senado, perde a validade.

O Senado iniciou pouco depois das 11h30 desta quinta-feira (16) a sessão que vai analisar a MP dos Portos, aprovada às 9h43 na Câmara. Se não for votada pelos senadores até a meia-noite, a medida, que estabelece um novo marco regulatório para o setor portuário brasileiro, perde a validade.
As negociações para aprovar a MP no Congresso se arrastaram desde a semana passada. Depois de 40 horas e 22 minutos de debates no plenário, somando dez sessões realizadas nas últimas terça e quarta, a Câmara concluiu a votação da medida e enviou o texto ao Senado, que terá pouco mais de 12 horas para debater e votar.
Após chegar ao Congresso, uma MP tem 60 dias para ser analisada pelos parlamentares, prorrogáveis por mais 60 (não são contados os dias de recesso parlamentar). A MP dos Portos foi editada pelo Executivo e enviada ao Congresso em dezembro de 2012. No dia 8 de março deste ano, antes de completar o primeiro prazo inicial, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assinou o ato de prorrogação por mais 60 dias.
De acordo com a assessoria de imprensa do Senado, se não for votada até esta quinta, a MP perde a validade completamente e todos seus efeitos deixam de vigorar. Cabe, então, ao governo editar uma nova medida provisória sobre o assunto ou editar um decreto com normas para a área dos portos.
Uma nova MP, segundo a assessoria do Senado, terá de percorrer todo o trâmite novamente no Congresso. Isso significa que ela precisará ser analisada em uma comissão especial mista e depois passar pelos plenários da Câmara e do Senado. O prazo para o Congresso analisar a MP também será o mesmo: 60 dias prorrogáveis por mais 60.
Já um decreto do Executivo não precisa ser aprovado pelo Congresso, mas tem o alcance limitado, segundo a assessoria do Senado. Isso porque o decreto é uma ação unilateral do Executivo e não tem o poder de promover reformas na legislação, como deseja o governo com a MP dos Portos. O decreto acaba apenas regulamentando normas já existentes. A edição de um decreto, no entanto, não exclui a possibilidade de edição de uma nova MP.
Votação na Câmara
A sessão para votação da MP dos Portos foi iniciada por volta das 11h de terça-feira (14). O texto base foi aprovado por volta das 20h35, mas os destaques não foram apreciados nas quase 18 horas de trabahos - a sessão foi interrompida às 4h55. Cerca de cinco horas depois, às 11h30 de quarta, a sessão foi reaberta. No esforço para acelerar a votação, o governo cedeu e fechou acordo com o PMDB para incluir uma emenda que derrubava outras emendas e destaques com conteúdo semelhante.
Todos os destaques foram votadas até 1h40, já na madrugada desta quinta. Na sequência, muitos deputados foram embora acreditando que a votação havia acabado, mas faltava a apreciação da redação final do texto. A sessão aberta às 2h19 arrastou-se até as 7h19 sem atingir quórum suficiente - 257 deputados. Por volta das 8h, a sessão atingiu o quórum e com 353 deputados a MP dos Portos foi aprovada às 9h43. *G1.
Comentários
Outras Notícias
![Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço [Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238097/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço
15 de Setembro de 2025Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil / Arquivo
![Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos [Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238096/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos
15 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
![Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo [Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238095/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo
15 de Setembro de 2025Foto: Ariel Barreto / BN Hall
![Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios [Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238094/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios
15 de Setembro de 2025Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
![Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria [Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238093/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria
14 de Setembro de 2025Foto: Projeto REACH/Divulgação
![Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens [Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238092/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens
14 de Setembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023