Política

Secretários debatem ponte para ilha em Salão de Turismo

15 de Abril de 2013 - Piatã

Ilha para morar, Costas do Dendê e do Cacau para visitar. O planejamento do governodo estado para a ocupação territorial da Ilha de Itaparica, parte do projeto da ponte Salvador-Itaparica, prevê a construção de 50 mil novas unidades residenciais na ilha. Em palestra neste sábado (13) no II Salão de Turismo da Bahia, no Centro de Convenções, o secretário de Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, salientou que a ilha deverá perder seu atual caráter de veraneio, para se tornar um polo de expansão imobiliária. “Vamos ter impacto urbano importante,porque muita gente vai passar a morar na ilha, trabalhando em Salvador”, disse.

A previsão é que as obras comecem em 2014

A projeção não agrada ao secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, que reclamou da atual ocupação da orla por casas de alto padrão e condomínios residenciais, e esperava mais espaço para grandes hotéis e resorts. “Essa ocupação é predatória, elitista. Um condomínio emprega três ou quatro, um hotel emprega 200 pessoas e

ativa toda uma cadeia de serviços”, comparou.

A expansão turística da ilha foi descartada por Gabrielli, ao destacar que praticamente não há mais espaço para construção na faixa litorânea—de todo o terreno da ilha, 17% está ocupado e 60% será de preservação ambiental. “O que resta disponível para construção não é área de costa, é no meio da ilha”, afirmou. O secretário garantiu que não haverá desapropriação de casas de praia.

No encontro como trade turístico, foi assegurado que a obra será pensada com a preocupação de manter boas condições de balneabilidade da Baía de Todos os Santos para o turismo náutico e que o paisagismo também será avaliado no projeto, para tornar a própria ponte um cartão-postal.

A obra da ponte deverá começar em 2014 e terminar somente em 2018. O evento termina neste domingo (14) e tem entrada franca. Fonte: IBahia

Comentários

Outras Notícias

[Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço]
Saúde

Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço

15 de Setembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil / Arquivo

[Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos]
Saúde

Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos

15 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo]
Educação

Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo

15 de Setembro de 2025

Foto: Ariel Barreto / BN Hall

[Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios]
Economia

Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios

15 de Setembro de 2025

Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

[Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria]
Economia

Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria

14 de Setembro de 2025

Foto: Projeto REACH/Divulgação

[Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens]
Economia

Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens

14 de Setembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias