Política

Simões Filho: Oposição denuncia e cobra explicações sobre demissões dos garis

24 de Setembro de 2013 - Piatã

Segundo os Edis, a empresa que venceu a licitação contratará apenas 170 garis, mas receberá quase o mesmo valor que a prefeitura gastava com o pagamento de quase 600 garis

Foto: Facebook.

Uma bomba sacudiu a cidade de Simões Filho no início da tarde desta terça-feira (24), é que durante entrevista ao radialista Roque Santos, pela rádio Baiana FM 89.3, os vereadores de oposição ao governo, Kátia Oliveira (PMDB), Genivaldo Lima (PMDB), Cleide Vieira(PSC) e Dene Canaã (DEM), denunciaram e cobraram explicações sobre as demissões dos garis e o valor pago à empresa que venceu a licitação para cuidar da limpeza pública da cidade.

Segundo os Edis, a empresa que venceu a licitação contratará apenas 170 garis, mas receberá quase o mesmo valor que a prefeitura gastava com o pagamento de quase 600 garis. “Pasmem, essa empresa receberá quase 1 milhão por mês e contratará apenas 170 garis, sendo que a prefeitura gastava 1milhão e 600 reais para pagar quase 600 garis. Isso precisa ser explicado”, cobrou a vereadora do PMDB, Katia Oliveira.

O governo alega que fez as demissões por conta de um Termo de Ajuste de Conduta- TAC, do Ministério Público, o qual a oposição diz não ter acesso. “Não tivemos acesso ao TAC. Cobramos explicações sobre essa empresa que venceu a licitação e os critérios adotados por ela, pois o povo está sofrendo”, disse Ceide Vieira, que ainda sugeriu que uma audiência pública com a presença do Ministério Público.

Os vereadores ainda contestaram o motivo pelo qual foi liberado um empréstimo aos servidores, já que demissões aconteceriam. “Já que eles sabiam que as demissões estariam para acontecer, não deveriam ter aprovado que os garis tomassem empréstimos. Os garis foram tratados sem nenhum respeito, dormiram empregados e acordaram desempregados”, disparou Kátia.

Para aumentar o desespero da categoria, a empresa informou aos vereadores que dos 170 garis contratados, apenas 30% seriam mulheres. “Os garis da nossa cidade, em sua maioria são mulheres. São elas que levam o sustento para casa, a categoria está desesperada e clama por ajuda. Estamos dispostos a disponibilizar todos os recursos para eles”, disse Genivaldo Lima, que ainda acrescentou: “Esse secretário, que se dizia pai dessa categoria, deixou o povo a ver navios”, referindo-se a Neco Almeida, vice-prefeito e secretário da pasta.

Para o vereador Dene Canaã os garis foram traídos por Neco. “Faltou respeito com a categoria, eles foram traídos por Neco, sim. A categoria foi pega de surpresa com as demissões”, disse.

Os vereadores de oposição informaram ainda que entrarão com um pedido de segurança contra a licitação.

Comentários

Outras Notícias

[Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço]
Saúde

Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço

15 de Setembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil / Arquivo

[Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos]
Saúde

Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos

15 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo]
Educação

Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo

15 de Setembro de 2025

Foto: Ariel Barreto / BN Hall

[Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios]
Economia

Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios

15 de Setembro de 2025

Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

[Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria]
Economia

Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria

14 de Setembro de 2025

Foto: Projeto REACH/Divulgação

[Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens]
Economia

Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens

14 de Setembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil