Governo da Itália diz que Pizzolato é cidadão livre no país
22 de Novembro de 2013 - PiatãEx-diretor do BB, condenado no mensalão, fugiu para evitar prisão. Itália diz que não tomará providências até haver pedido de extradição.
O governo italiano informou nesta quinta-feira (21) que o ex-diretor do Banco do BrasilHenrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão e que fugiu do Brasil para evitar a prisão, é um cidadão livre no país – Pizzolato é brasileiro e tem cidadania italiana.
Por isso, afirmaram as autoridades, ele não será detido até que o governo brasileiro oficialize um pedido de extradição ou que a Interpol efetue a prisão – extradição é a entrega de uma pessoa acusada ou condenada por crimes ao país que a reclama.
O Ministério da Justiça do Brasil informou que não recebeu informações das autoridades italianas sobre a presença de Pizzolato naquele país. Mais cedo, o ministro José Eduardo Cardozo afirmou que, antes de um eventual pedido de extradição, ainda é preciso confirmou o "paradeiro" de Pizzolato.
Condenado no julgamento do mensalão a 12 anos e 7 meses de prisão, Henrique Pizzolato fugiu do Brasil para evitar a prisão, determinada na última sexta-feira (15) pelo ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Pizzolato tem dupla cidadania, brasileira e italiana.
Análise técnica da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, divulgada na quarta (20), afirma que Pizzolato reúne as condições para ser extraditado. Segundo o ministério, a extradição deve ser pedida por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na terça, a Procuradoria Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo providências para a extradição de Pizzolato. Se o Supremo concordar, caberá ao Ministério da Justiça formalizar o pedido.
PF investiga documento falso
No Brasil, a Polícia Federal investiga quem falsificou um documento que registra o embarque de Pizzolato do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para a Itália na data de quarta-feira.
O documento foi feito em um dos guichês de imigração, mas mostra o nome do ex-diretor do BB escrito de forma errada (Pizzolatoo, com dois "o". A suspeita é de que um funcionário da PF tenha forjado o documento.
O documento sobre suposto embarque de Pizzolato no aeroporto de Guarulhos
As informações são do G1.
Comentários
Outras Notícias
Dez mil pessoas lotam PGP em Jequié e Jerônimo dá mais uma grande demonstração de força no interior
10 de Julho de 2026Foto: Matheus Landim
Igor Kannário convida Haaland para o Carnaval de Salvador após atacante compartilhar música baiana
10 de Julho de 2026Foto: Instagram
Senadora cobra retratação de Mbappé após troca de acusações e fala em violência política de gênero
10 de Julho de 2026Foto: Instagram / @k.mbappe | Divulgação / Senado
Praia do Forte avança na disputa para receber seleção da Copa do Mundo Feminina de 2027
10 de Julho de 2026Foto: Divulgação
Lore Improta relembra parto de Levi, fala sobre trauma e revela processo de ressignificação
10 de Julho de 2026Foto: Instagram
Hospital Municipal do Homem completa dois anos com mais de 16 mil cirurgias em Salvador
09 de Julho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023