TRE-BA nega pedido de Lídice e Souto para impugnar Data Nilo
08 de Agosto de 2014 - Piatã

Nesta sexta-feira (8), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) negou o pedido feito pela coligação liderada pela candidata ao governo do estado, Lídice da Mata (PSB), para impugnar a pesquisa eleitoral registrada pelo instituto Babesp, o Data Nilo.
A assessoria jurídica da socialista tinha argumentado que o questionário usado pela Bahia, Pesquisa e Estatística LTDA era tendencioso e induza o eleitor a erro, favorecendo o candidato governista Rui Costa (PT), aliado do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT).
"Revela-se precoce a análise de sua qualidade, dada a impossibilidade de expor os resultados por falseados ou distorcidos, mormente quando atendidos os requisitos do Art. 33, §3º da Lei 9.504/97, haja vista tratar-se, nesta oportunidade de fato futuro e incerto. Daí, inexistir o perigo abstrato, posto que salvaguarda valores e princípios constitucionais", afirmou o juiz Francisco Bispo na decisão.
Ainda foi julgada a ação movida pela coligação do postulante Paulo Souto (DEM), que também tinha pedido a impugnação da pesquisa.
"Com efeito, não há qualquer impedimento para que, ao contratar a realização de uma pesquisa, o interessado queira saber qual o potencial de determinadas pessoas para carrear - ou retirar - votos de algum candidato, independentemente de tratar-se de pessoa que ocupa cargo público ou mesmo de pessoa considerada conhecida do grande público. Nesta linha, tudo indica que é legítima a inclusão de nomes de pessoas que estariam a apoiar determinado candidato, num quadro em que, em tese, tais nomes auxiliam, assim como seria legítima a inclusão de nomes de pessoas que, também em tese, têm potencial para retirar votos de algum candidato", escreveu em sua decisão o juiz Salomão Viana.
Redação Bahia no Ar
Comentários
Outras Notícias
ECA digital e julgamento nos EUA contribuem para internet mais segura
29 de Março de 2026Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
29 de Março de 2026Foto: Lyon Santos/ MDS
Superaquecimento de reator da USP deve atrasar atividades de pesquisa
28 de Março de 2026Foto: Acervo IPEN/CNEN
Moraes proíbe drones perto da casa onde Bolsonaro cumpre prisão
28 de Março de 2026Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Fifa é alvo de denúncia na Europa por preços de ingressos da Copa de 2026
27 de Março de 2026Foto: Eva Marie Uzcategui / FIFA
Ex-BBB Pedro deixa clínica após internação e move ação milionária contra a Globo
27 de Março de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023