Dia dos garis e margaridas reforça luta do SindilimpBA para aprovação de projeto no Senado
10 de Maio de 2026 - Redação Pernambués agora
Regulamentação da profissão de garis e margaridas está no Senado para votação | FOTO: Reprodução/Meta IA
Regulamentação da profissão de garis e margaridas em todo o território nacional. É com essa premissa que a categoria, via SindilimpBA, celebra o dia nacional desses 'geradores de saúde urbana'. Neste 16 de maio, o sindicato dará continuidade ao cronograma de protestos pelo país que começa um dia antes em Brasília. Para o dia 15, uma paralisação está marcada para cobrar a aprovação do projeto de lei 4146/2020 no Senado Federal.
De acordo com informações da coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, um grupo da Bahia está na capital federal para se reunir com outros sindicatos do país. “São turmas de diferentes regiões do Brasil. Vamos pressionar. Somente assim para que o projeto vá para votação. Cobrar ação do presidente do Congresso Davi Alcolumbre (PP-PI). Os trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana são profissionais que ajudam as cidades a pulsar diariamente”, explica Ana.
A direção do SindilimpBA segue à frente da programação para o dia dos garis e margaridas com festa para os associados e colaboradores. Com a mobilização em torno do projeto de regulamentação da profissão, a intenção é fazer um encontro para alinhamento. Dentre as diretrizes presentes na peça a ser votada no Senado estão o piso salarial de dois salários mínimos e índice de insalubridade de 40%.
“A gente quer que o projeto seja votado. Mas queremos mais ainda, que ele seja aprovado. A luta é de todos, quem está debaixo do sol quente, da chuva e das demais intempéries do dia somos nós. O reconhecimento da nossa profissão será a consolidação de um reparo antigo da sociedade brasileira”, cobra a margarida Delsy Monte.
Comentários
Outras Notícias
Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho
23 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Alagonews
Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição
23 de Junho de 2026Foto: Thaís Costa / Conder
Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan
23 de Junho de 2026Foto: Governo de São Paulo
Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador
23 de Junho de 2026Foto: Thuane Maria / GOVBA
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução
Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução Instagram/@dendezeiro
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023