Política

CCJ da AL-BA aprova projeto que limita exigência de CPF em farmácias

30 de Abril de 2026 - Redação Pernambués agora
[CCJ da AL-BA aprova projeto que limita exigência de CPF em farmácias]

Foto: Divulgação / AL-BA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, nesta terça-feira (28), um projeto de lei que restringe a exigência do CPF de consumidores por farmácias e drogarias no momento da compra. A proposta determina que a solicitação do dado só pode ocorrer mediante informação clara sobre a concessão de descontos.
Durante a sessão, o presidente da comissão, deputado Robinson Almeida, destacou a relevância da medida, ressaltando que nenhum estabelecimento deve condicionar a venda ao fornecimento de dados pessoais.
O autor da proposta, deputado Antônio Henrique Júnior (PV), alertou para o uso indevido dessas informações. Segundo ele, há casos em que os dados são utilizados para mapear hábitos de consumo e direcionar campanhas comerciais, o que pode representar invasão de privacidade.
Além desse projeto, a CCJ também aprovou outras propostas, incluindo uma que regulamenta a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em edificações e outra que homenageia o artista Carlos Pitta com a denominação de um teatro em Feira de Santana.
A sessão também contou com a aprovação de iniciativas voltadas à regulamentação de contratos públicos e à realização de audiência pública para discutir demandas da Apae.

Comentários

Outras Notícias

[MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina]
Bahia

MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina

03 de Julho de 2026

Foto: Divulgação / Prefeitura

[Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS]
Saúde

Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS

03 de Julho de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco]
Fofoca

Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco

03 de Julho de 2026

Foto: Instagram

[SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel]
Fofoca

SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel

03 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT

[SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020]
Bahia

SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020

03 de Julho de 2026

Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |

[Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado]
Justiça

Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado

02 de Julho de 2026

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil