Política

Ministros defendem decisão de Moraes sobre prisão de Bolsonaro

22 de Novembro de 2025 - Agência Brasil
[Ministros defendem decisão de Moraes sobre prisão de Bolsonaro]

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Após a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, disse neste sábado (22) que a prisão de Jair Bolsonaro segue rigorosamente os ritos do devido processo legal observado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em cada etapa da ação penal contra a tentativa de golpe de estado no Brasil.

 

“A decisão do ministro Alexandre de Moraes está fundamentada nos riscos reais de fuga do chefe da organização golpista, na iminência do trânsito em julgado de sua condenação para cumprimento da pena”.

 

Segundo ela, Moraes também levou em conta os antecedentes de um processo marcado por violentas tentativas de coação da Justiça, como o tarifaço e as sanções da Magnitsky. “Na democracia, a Justiça se cumpre”, concluiu a ministra.

 

Também nas redes sociais, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, disse que “ninguém está acima da democracia”.

 

“Ninguém pode trair a pátria impunemente. Que a prisão de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado represente um grande marco para nossa história: Ditadura nunca mais!”, disse Boulos.

 

Um dia antes da prisão do ex-presidente, Boulos já tinha comentado em sua rede social sobre a fuga recente de outros bolsonaristas. “Fugiram do Brasil para escapar da cadeia”, citando os casos de Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e recentemente, Alexandre Ramagem (PL-RJ). “Além de traidores, são covardes. Alguém tem dúvida de que Jair teria fugido se não estivesse em prisão domiciliar”, questionou hora antes, na rede X.

 

Prisão

A prisão preventiva de Bolsonaro foi realizada em cumprimento a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, por conta da convocação de uma vigília, neste sábado, nas proximidades da residência onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar.

 

Segundo Moraes, a reunião poderia causar tumulto e facilitar eventual tentativa de fuga do réu. O ministro disse ainda que foi constatada, na madrugada, tentativa de violar a tornozeleira eletrônica.

 

Está agendada para amanhã (23) a audiência de custódia do ex-presidente. A defesa diz que vai recorrer.

 

Condenado a 27 anos e 3 meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista. Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.

 

Bolsonaro cumpria prisão domiciliar desde 4 de agosto, determinada após descumprimento de medidas cautelares já fixadas pelo STF. Ele estava com tornozeleira eletrônica e proibido de acessar embaixadas e consulados, de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras e de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por intermédio de terceiros.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca mira 2026 defendendo justiça social, fortalecimento sindical e combate às desigualdades]
Política

Suíca mira 2026 defendendo justiça social, fortalecimento sindical e combate às desigualdades

02 de Janeiro de 2026

Foto: Ascom Luiz Carlos Suíca

[Perícia identifica metanol em bebidas ligadas à intoxicação de sete pessoas na Bahia]
Justiça

Perícia identifica metanol em bebidas ligadas à intoxicação de sete pessoas na Bahia

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Portal Alerta

[Papa Leão XIV pede compromisso com a paz ao celebrar primeira missa de 2026]
Mundo

Papa Leão XIV pede compromisso com a paz ao celebrar primeira missa de 2026

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Vatican News

[Pesquisa Genial/Quaest aponta que maioria atribui prisão de Bolsonaro a atos próprios]
Política

Pesquisa Genial/Quaest aponta que maioria atribui prisão de Bolsonaro a atos próprios

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Rede Globo

[Alagoinhas inicia Tarifa Zero aos domingos e feriados no transporte público]
Bahia

Alagoinhas inicia Tarifa Zero aos domingos e feriados no transporte público

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Alagonews

[Suíca repudia agressões a garis e alerta: “Essa categoria merece respeito”]
Bahia

Suíca repudia agressões a garis e alerta: “Essa categoria merece respeito”

30 de Dezembro de 2025

Foto: Divulgação