STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro
16 de Setembro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Lula Marques/Agência PT
Integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve iniciar o cumprimento da pena em regime fechado até dezembro deste ano, podendo a prisão ocorrer já em outubro ou novembro, a depender do andamento dos recursos.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, sendo 24 anos e 9 meses em regime fechado e o restante em pena de detenção. No momento, ele cumpre prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.
O acórdão do julgamento, concluído em 11 de setembro, ainda precisa ser publicado — o que pode levar até 35 dias. Em seguida, a defesa terá prazo para apresentar embargos de declaração, que costumam apenas esclarecer pontos da decisão, sem alterar seu mérito. A depender dos prazos, a execução definitiva da pena pode avançar até o fim do ano.
Apesar de parte do STF defender a imediata transferência para o regime fechado, esse entendimento não é majoritário. Entre os locais cogitados para a prisão estão a Superintendência da Polícia Federal, o presídio da Papuda ou, em cenário remoto, um quartel militar.
A defesa deve tentar converter a pena em prisão domiciliar, alegando questões de saúde do ex-presidente, mas esse pedido só poderá ser analisado após o esgotamento dos recursos.
Comentários
Outras Notícias
OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo
17 de Novembro de 2025Foto: OMS/ONU
Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos
17 de Novembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia
17 de Novembro de 2025Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade
Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê
17 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano
16 de Novembro de 2025Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista
16 de Novembro de 2025Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023