Política

17 de fevereiro agora é Dia Nacional da Axé Music, sanciona Lula

11 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
[17 de fevereiro agora é Dia Nacional da Axé Music, sanciona Lula]

Foto: Tatiane Azeviche/Setur

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que estabelece 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music, movimento cultural que nasceu na Bahia e se tornou marca registrada do Carnaval de Salvador.
A cerimônia, realizada na última quarta-feira (6), contou com artistas, parlamentares e representantes de blocos. O projeto é de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e a data foi escolhida em referência ao lançamento de “Fricote”, de Luiz Caldas, considerada marco inicial do gênero.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a relevância do carnaval e do axé como expressões artísticas e vetores de desenvolvimento econômico e social. O ano de 2025 marca também os 40 anos do movimento, que busca ser reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil.
O vereador André Fraga apresentou a proposta para oficializar o título, ressaltando o papel do axé na preservação das tradições e no fortalecimento do turismo cultural da Bahia.

Comentários

Outras Notícias

[MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina]
Bahia

MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina

03 de Julho de 2026

Foto: Divulgação / Prefeitura

[Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS]
Saúde

Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS

03 de Julho de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco]
Fofoca

Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco

03 de Julho de 2026

Foto: Instagram

[SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel]
Fofoca

SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel

03 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT

[SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020]
Bahia

SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020

03 de Julho de 2026

Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |

[Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado]
Justiça

Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado

02 de Julho de 2026

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil