Política

Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle

24 de Abril de 2024 - Redação Pernambués agora
[Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle]

Ministra da Igualdade Racial espera medidas concretas / Foto Fábio Rodrigues

Após o presidente de português, Marcelo Rebelo, admitir crimes cometidos por Portugal durante a escravidão transatlântica e a era colonial, e também indicar reparação, a ministra brasileira da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que seria importante lembrar que essa posição do país é "fruto de séculos de cobrança da população negra". A ministra avalia que, a partir de agora, a declaração precisa vir junto com medidas concretas para a reparação.

Em vídeo distribuído à imprensa, a ministra considerou "muito importante" e "contundente" a declaração desta quarta-feira (24) feita pelo presidente de Portugal. "Pela primeira vez, a gente está aqui fazendo um debate dessa dimensão a nível internacional”. 

A ministra chamou a atenção para o fato que a declaração de Marcelo Rebelo ocorrer uma semana depois do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas, na Suíça. "Inclusive, várias organizações do movimento negro cobraram a postura mais firme de Portugal justamente sobre esse tema", lembrou.

Anielle, no entanto, espera que as ações concretas de reparação ocorram, já que, em seu olhar, o próprio presidente parece estar se comprometendo a fazer. 

"A nossa equipe já está em contato com o governo português para dialogar sobre como pensar essas ações e, a partir daqui, quais passos serão tomados", adiantou Anielle. 

O próprio presidente Marcelo Rebelo considera que existam tarefas importantes pela frente. "Pedir desculpas é a parte mais fácil", disse o presidente português.

Comentários

Outras Notícias

[OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo]
Saúde

OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo

17 de Novembro de 2025

Foto: OMS/ONU

[Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos]
Saúde

Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos

17 de Novembro de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

[Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia]
Esportes

Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia

17 de Novembro de 2025

Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade

[Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê]
Fofoca

Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê

17 de Novembro de 2025

Foto: Instagram

[Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano]
Economia

Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano

16 de Novembro de 2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

[STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista]
Política

STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista

16 de Novembro de 2025

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil