Política

Marta cobra debate e estudos sobre Teleférico no Subúrbio

26 de Fevereiro de 2024 - Redação Pernambués agora
[Marta cobra debate e estudos sobre Teleférico no Subúrbio]

Moradores temem que uma das pilastras destrua uma nascente da Cachoeira Oxumarê / Foto Reginaldo Ipê

A vereadora Marta Rodrigues (PT) criticou, nesta sexta-feira (23), a falta de transparência, de estudos técnicos e de debate com a população e com a Câmara Municipal de Salvador por parte da Prefeitura sobre o projeto que pretende construir um teleférico no Subúrbio Ferroviário. A implantação do teleférico deve ligar Praia Grande ao bairro de Campinas de Pirajá, num trajeto de 4,3 km.  O projeto é da Fundação Mario Leal Ferreira.

Marta Rodrigues explica que o projeto em questão passa por cima do Parque São Bartolomeu, uma área de proteção permanente (APP), com milhares de hectares de Mata Atlântica e tido como território sagrado para as religiões de matriz africana.

“Os moradores, os frequentadores e a comunidade no entorno do parque estão completamente temerosos dos impactos e sequer foram procurados para ver estudos técnicos e o projeto em si. Eles temem que uma das pilastras de sustentação do teleférico, conforme viram nos slides, afete uma nascente de a Cachoeira de Oxumarê”, comenta a parlamentar.

Segundo Marta Rodrigues, o projeto tem sido alvo de críticas de moradores e ambientalistas, não só pela ausência de diálogo e de estudos técnicos, mas pela possibilidade de danos ambientais.

“Com um projeto dessa magnitude sem diálogo e transparência, a Prefeitura escancara sua falta de interesse na participação popular e menospreza as preocupações da comunidade. Foi assim com o túnel megalomaníaco que queriam construir debaixo do Centro Antigo, jogando fora milhões de reais, e que foi reprovado pela opinião pública.

Estamos falando de teleférico que passa por cima de um pulmão da cidade e não se tem estudos técnicos, nem debate com especialistas e com a comunidade”, denunciou.

Morador da comunidade e integrante do projeto cultural Face Oculta, Vandson Teixeira também cobra da Prefeitura o respeito a lei da transparência e o zelo com o Parque São Bartolomeu.  “O que sabemos é que um dos pilares da construção pode afetar uma nascente importante para a APP. Uma cachoeira importante para o candomblé e uma área ambiental rica”, declara.

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação ]
Bahia

Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação

17 de Agosto de 2026

Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |

[Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões]
Justiça

Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões

17 de Agosto de 2026

Fotos: Denisse Salazar/GOVBA

[Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo]
Fofoca

Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo

17 de Agosto de 2026

Foto: Instagram

[TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV]
Política

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira]
Educação

Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira

16 de Agosto de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

[Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números]
Economia

Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil