Política

“Assistência social é garantia de direito, não caridade ou esmola”, dispara secretária Fabya Reis

29 de Janeiro de 2024 - Redação Pernambués agora
[“Assistência social é garantia de direito, não caridade ou esmola”, dispara secretária Fabya Reis]

“Assistência social é garantia de direito, não caridade ou esmola”, dispara secretária Fabya Reis / Foto Fernando Duarte

“Levar garantia de direito a um público que historicamente foi excluído”. Foi o que disse a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), Fabya Reis, durante entrevista ao Podcast Projeto Prisma, nesta segunda-feira (29). A titular da pasta rechaçou determinadas críticas - que as vezes surgem da própria população - que associam a assistência social ao assistencialismo ou a algum tipo de caridade.

 

Fabya também lamentou que ainda existam pessoas que se colocam contrárias aos programas de renda no Brasil e destacou que essa visão é elitista. “Nós somos um dos países mais desiguais do planeta. Então é importante que o Estado aja para fazer essas correções e enfrentamento às desigualdades. [...] Enquanto política pública, assistência é um sistema para garantia de direitos. É uma garantia constitucional para atuarmos na proteção social, justamente entendendo que somos um país desigual. Levar garantia de direito a um público que historicamente foi excluído e que, portanto, estão em vulnerabilidade e precisam do Estado para garantir uma vida de dignidade”, disparou a secretária.

 

Antes de chegar na Seades, ela atuou como secretária de Promoção da Igualdade Racial. Fabya também acumula passagens pela na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) na gestão Jaques Wagner (PT) e na Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Ela também atuou durante 13 anos na organização de projetos de formação de lideranças, desenvolvimento social, organização de cooperativas e associações rurais.

 

Na visão da secretária, essa ideia de assistencialismo é coisa do passado e o trabalho que é feito não é um favor, mas sim, algo que se mostra necessário dada a situação desigual do Brasil. “Isso aqui não é uma esmola, é um direito constitucional. É isso que a gente tenta, cada vez mais, difundir nessa sociedade. Temos um país desigual e precisamos atuar. Está na Constituição a previdência, a educação e a assistência social para compor o nosso sistema de proteção”, declarou a titular da Seades.

Comentários

Outras Notícias

[OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo]
Saúde

OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo

17 de Novembro de 2025

Foto: OMS/ONU

[Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos]
Saúde

Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos

17 de Novembro de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

[Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia]
Esportes

Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia

17 de Novembro de 2025

Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade

[Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê]
Fofoca

Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê

17 de Novembro de 2025

Foto: Instagram

[Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano]
Economia

Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano

16 de Novembro de 2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

[STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista]
Política

STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista

16 de Novembro de 2025

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil