Suíca ironiza deputado bolsonarista sobre golpistas presos; “Direitos humanos só para o lado deles”
17 de Fevereiro de 2023 - Vitor Fernandes (DRT-2430)![Suíca ironiza deputado bolsonarista sobre golpistas presos; “Direitos humanos só para o lado deles” [Suíca ironiza deputado bolsonarista sobre golpistas presos; “Direitos humanos só para o lado deles”]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/234955/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) rebateu o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) de forma irônica ao dizer que são milhares de presos provisórios no Brasil que passam por situações deploráveis em carceragens de delegacias ou em prisões
Nesta quinta-feira (16), Suíca reforçou que existem inúmeras violações de direitos humanos que precisam ser apuradas e erradicadas do sistema prisional, mas questionou o porquê dos bolsonaristas se importarem com isso apenas quando são “do lado deles”. Para o petista, a situação envolvendo os golpistas no dia 8 de janeiro foi influenciada pelo ex-presidente Bolsonaro (PL) e por parlamentares como Nikolas Ferreira.
“Direitos humanos só para o lado deles. Agora vem pedir direitos. Essa situação do sistema carcerário é de décadas. Os pobres e pretos que estão presos neste país passam por situações bem piores. São milhares de presos provisórios, por exemplo. Segundo anuário, 28,5% da população carcerária era composta por detentos provisórios [233,8 mil] em 2021. Pessoas que aguardam julgamento. As condenadas no sistema prisional somam 586,9 mil, cerca de 10,7% maior do que no ano anterior, quando havia quase 530 mil condenados. E todos passam por algum problema. É para ontem um debate amplo sobre o assunto. Mas os golpistas presos são do lado dele [Nikolas], por isso ele se doeu todo. São essas pessoas presas que ele estimulou a fazerem cenas ridículas no 8 de janeiro”, descreve Suíca.
O vereador soteropolitano disse ainda que o número de presos no Brasil é assustador e não resolve a situação da segurança pública. “Infelizmente é um número muito alto e que não soluciona o problema da segurança do país. Até porque não há relação entre encarceramento e melhoria desse setor. E o que o deputado financiador dos golpistas fez foi simplesmente defender seu lado: o do terror. Ele visitou a Colmeia, em Brasília, mas vá visitar os presídios de outros estados. Esses perfis que foram eleitos em cima do medo e da violência. São esses tipos de políticos que precisam ser punidos pela justiça de forma exemplar. Somente assim vamos assegurar que a democracia seja respeitada por esses bolsonaristas órfãos”, completa Suíca.
Comentários
Outras Notícias
![Projeto de Lei que restringe saleiros em restaurantes sofre alterações e avança na AL-BA [Projeto de Lei que restringe saleiros em restaurantes sofre alterações e avança na AL-BA]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237738/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto de Lei que restringe saleiros em restaurantes sofre alterações e avança na AL-BA
13 de Maio de 2025Foto: Reprodução / Agência Brasil
![Barradão será um dos Centros de Treinamento na Copa do Mundo Feminina de 2027 [Barradão será um dos Centros de Treinamento na Copa do Mundo Feminina de 2027]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237737/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Barradão será um dos Centros de Treinamento na Copa do Mundo Feminina de 2027
13 de Maio de 2025Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
![Após eleição, novo Papa dá início aos primeiros atos do pontificado [Após eleição, novo Papa dá início aos primeiros atos do pontificado]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237736/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após eleição, novo Papa dá início aos primeiros atos do pontificado
13 de Maio de 2025Foto: Reprodução/internet
![Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia [Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237735/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia
13 de Maio de 2025Foto: Amanda Ercília/GOVBA
![Bahia tem 68% da população em áreas de baixo desenvolvimento, diz novo levantamento [Bahia tem 68% da população em áreas de baixo desenvolvimento, diz novo levantamento]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237734/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem 68% da população em áreas de baixo desenvolvimento, diz novo levantamento
12 de Maio de 2025Foto: Tânia Rego / Agência Brasil
![Mounjaro tem alta procura no Brasil antes mesmo de chegar às farmácias [Mounjaro tem alta procura no Brasil antes mesmo de chegar às farmácias]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237733/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mounjaro tem alta procura no Brasil antes mesmo de chegar às farmácias
12 de Maio de 2025Foto: Divulgação / Mounjaro
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023