Bolsonaro pode ser responsabilizado criminalmente pelo atentado à bomba em Brasília
26 de Dezembro de 2022 - A Folha
O presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) poderá ser responsabilizado criminalmente pelo atentado à bomba malogrado ocorrido em Brasília neste sábado (24).
O acusado George Washington de Oliveira Sousa, que foi preso no mesmo dia, afirmou em seu depoimento, que foi encorajado pelas reiteradas declarações de Bolsonaro em defesa de que a população se arme contra a "tirania" do governo.
Para o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), "a responsabilidade política do Bolsonaro é evidente. Estimulou o armamentismo irresponsável e atos de ataques a instituições. Mas a responsabilidade judicial ainda é cedo para falar."
O coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho, afirmou que há uma conexão do autor do atentado com Bolsonaro, ainda que por enquanto seja indireta. "Não tenho a menor dúvida de que chega nele. O presidente sempre incentivou esse tipo de coisa."
Relembre o caso
Washington deixou uma bomba caseira próxima ao Aeroporto de Brasília. Ele foi preso em apartamento alugado na capital federal, com um verdadeiro arsenal. Gerente de um posto de gasolina no interior do Pará, Washington tem uma licença de CAC (caçador, atirador esportivo e colecionador) emitida em outubro de 2021. De acordo com seu depoimento, desde então gastou mais de R$ 160 mil em pistolas, fuzis, carabinas e munições.
Comentários
Outras Notícias
MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina
03 de Julho de 2026Foto: Divulgação / Prefeitura
Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS
03 de Julho de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco
03 de Julho de 2026Foto: Instagram
SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel
03 de Julho de 2026Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT
SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020
03 de Julho de 2026Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |
Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado
02 de Julho de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023