Lula anuncia novos ministros em meio a disputa por pastas; confira cotados
12 de Dezembro de 2022 - CNN Brasil
O anúncio de novos ministros do governo eleito, que será feito nesta semana, deve dar resposta à falta de diversidade na escalação inicial do time de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também definir o resultado de disputas internas pelo comando das pastas
De acordo com informação da CNN Brasil, a cantora baiana Margareth Menezes contou que aceitou o convite para o Ministério da Cultura, mas a assessoria da artista nega o aceite, ainda que confirme que houve o convite.
Ela seria a primeira mulher, e também a primeira negra, anunciada para compor a equipe do futuro governo. Nos bastidores da transição, a pasta é alvo de pedidos de partidos de esquerda, como PV e PSOL, mas Lula quer nomear uma artista.
Na semana passada, o presidente eleito agitou os bastidores da equipe de transição ao finalmente decidir anunciar os nomes de cinco ministros.
Houve muita pressão para que Lula não deixasse as minorias de fora do anúncio, mas nem todos os nomes estavam fechados. Com isso, a maioria dos ministros anunciados até agora é formada por homens brancos - apenas o da Justiça, Flávio Dino (PSB), se declara pardo.
Aliados de Lula estão na expectativa da confirmação do nome do advogado e escritor Silvio Almeida, que é negro e atuante na pauta antirracista. Ele integra o grupo de trabalho de Direitos Humanos e viraria ministro da pasta homônima.
Almeida não agrada, porém, a militantes e políticos do PT, que também buscam indicação para esse ministério.
No Meio Ambiente, a disputa é entre as ex-ministras Marina Silva e Izabela Teixeira, que comandaram a pasta nos governos Lula e Dilma, respectivamente.
A Educação também divide opiniões na equipe de transição. Para uma ala do fiuturo governo, o ideal seria a indicação de pessoas renomadas na área, como o ex-deputado federal e professor de Filosofia, Gabriel Chalita ou Izolda Cela, governadora do Ceará, estado conhecido pelos indicadores acima da média nacional na Educação.
Mas outra ala da equipe de Lula quer o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), líder petista na Câmara dos Deputados. A militância do partido chegou a escrever uma carta a Lula em que defende o nome de Lopes para o cargo.
O comprometimento dele no esforço de aprovar a PEC da Transição, que vai viabilizar o Bolsa Família, é considerado ponto de desempate a favor dele na disputa.
Como herança da PEC, o relator do texto no Senado, Alexandre Silveira (PSD-MG), é um dos principais cotados para o Ministério de Infraestrutura. O senador mineiro não se reelegeu e, de alguma forma, será incorporado ao novo governo.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
MP-BA investiga denúncia sobre possível gestação por substituição comercial em maternidade de Salvador
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Salvador abre credenciamento de entidades para castração de cães e gatos em situação de rua
02 de Outubro de 2026Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Bombeiros da Bahia ampliam capacitação para atendimento humanizado em crises suicidas
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
MP-BA investiga possível oferta irregular de procedimentos estéticos invasivos em Itaberaba
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Zanin manda investigar tentativa de manipular sistema do STF com comando para inteligência artificial
30 de Setembro de 2026Foto: Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil/Arquivo
Bahia firma contratos profissionais com dois destaques e líderes da equipe Sub-17
30 de Setembro de 2026Foto: Arquivo Pessoal
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023