Política

Jerônimo amplia vitória no 2º turno e ACM Neto vence nas 10 maiores cidades

31 de Outubro de 2022 - G1
[Jerônimo amplia vitória no 2º turno e ACM Neto vence nas 10 maiores cidades]

O governador eleito na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ampliou a vitória em relação ao candidato do União Brasil, ACM Neto, no segundo turno, em relação ao primeiro.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jerônimo venceu, no domingo (30), em 364 cidades baianas, contra 53 de ACM Neto. No primeiro tuno, o governador eleito venceu em 352 municípios, e Neto em 65.

Apesar das vitórias de Jerônimo na grande maioria dos municípios baianos, ACM Neto venceu a disputa nas 10 maiores cidades do estado. Confira o percentual dos votos na lista abaixo:


Salvador: 64,51% x 35,49%;
Itabuna: 61,16% x 38,84%;
Teixeira de Freitas: 60,05% x 39,95%;
Vitória da Conquista: 59,05% x 40,95%;
Feira de Santana: 58,95% x 41,05%;
Lauro de Freitas: 58,98% x 41,02%;
Camaçari: 57,41% x 42,59%;
Barreiras: 54,01% x 45,99%
Ilhéus: 54,16% x 45,84%;
Juazeiro: 52,21% x 47,79%.

Jerônimo Rodrigues, do PT, foi eleito, no domingo, governador do estado da Bahia para os próximos quatro anos.

Com 96% das urnas apuradas, o ex-secretário de Educação do estado tinha 52% votos, o que correspondia a mais de 4 milhões e 296 mil votos válidos. O segundo colocado, ACM Neto (União Brasil), ficou com 47%, o que representa pouco mais de 3 milhões 782 mil votos.


Jerônimo iniciou a apuração em desvantagem, mas após cerca de uma hora de apuração, com cerca de 24% das urnas apuradas, passou na frente e seguiu até o final para ser eleito o 52º governador da Bahia.

A eleição foi decidida em dois turnos no estado, algo que não acontecia desde 1994. No primeiro turno, Jerônimo teve 49% dos votos, contra 40% de ACM Neto. A vitória no primeiro turno confirma o favoritismo do petista após a rodada inicial. No entanto, ele esteve atrás em todo primeiro turno, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.

Derrotado, ACM Neto reconheceu o resultado após as urnas chegaram na totalidade da apuração. O candidato do União Brasil ligou para Jerônimo e desejou sorte ao novo governador. Em seguida, falou com a imprensa.

A eleição de Jerônimo, o governador Rui Costa faz o seu sucessor após dois mandatos e dá ao PT a oportunidade de chegar a 20 anos consecutivos no governo baiano. Antes de Rui, entre 2006 e 2022, o também petista Jaques Wagner chefiou o estado em dois mandatos. 

Comentários

Outras Notícias

[Projeto de Lei que restringe saleiros em restaurantes sofre alterações e avança na AL-BA]
Política

Projeto de Lei que restringe saleiros em restaurantes sofre alterações e avança na AL-BA

13 de Maio de 2025

Foto: Reprodução / Agência Brasil

[Barradão será um dos Centros de Treinamento na Copa do Mundo Feminina de 2027]
Esportes

Barradão será um dos Centros de Treinamento na Copa do Mundo Feminina de 2027

13 de Maio de 2025

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

[Após eleição, novo Papa dá início aos primeiros atos do pontificado]
Mundo

Após eleição, novo Papa dá início aos primeiros atos do pontificado

13 de Maio de 2025

Foto: Reprodução/internet

[Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia]
Saúde

Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia

13 de Maio de 2025

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

[Bahia tem 68% da população em áreas de baixo desenvolvimento, diz novo levantamento]
Bahia

Bahia tem 68% da população em áreas de baixo desenvolvimento, diz novo levantamento

12 de Maio de 2025

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

[Mounjaro tem alta procura no Brasil antes mesmo de chegar às farmácias]
Saúde

Mounjaro tem alta procura no Brasil antes mesmo de chegar às farmácias

12 de Maio de 2025

Foto: Divulgação / Mounjaro