Política

Eleitor com menos de 18 anos volta a crescer após duas décadas em queda

19 de Julho de 2022 - G1
[Eleitor com menos de 18 anos volta a crescer após duas décadas em queda]

O número de adolescentes entre 16 e 17 anos que estão aptos a votar voltou a crescer após 20 anos em queda, segundo apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A última vez em que foi registrado um aumento neste segmento - que não é obrigado a votar - foi em 2002.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de jovens de menos de 18 anos aptos a votar passou de 2,2 milhões, em 2002, para 1,4 milhão em 2018, o número mais baixo da série histórica. Hoje são 2,1 milhões. Os dados de 1989 não estão disponíveis com o recorte de idade.

O movimento ganhou mais força em março deste ano, mês em que, segundo dados do TSE, começou um crescimento maior no número de aptos a votar dessa faixa etária. A proximidade com a data final para tirar o documento, em 4 de maio, também pode ter influenciado no crescimento do número de adolescentes eleitores.

A redução no número de jovens nas últimas eleições vinha acompanhada da diminuição percentual deste eleitorado em relação ao eleitorado total. Em 1994, os jovens de 16 e 17 anos eram 2,2% dos aptos a votar, número que chegou a 1% em 2018 e agora é 1,35%. Outro fator que pode ter impacto nesse processo é o fato de que a população brasileira está envelhecendo - e o eleitorado também.

Comentários

Outras Notícias

[Matheus Nachtergaele fala sobre sexualidade e recusa rótulos]
Fofoca

Matheus Nachtergaele fala sobre sexualidade e recusa rótulos

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / TV Globo

[Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral]
Brasil

Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / redes sociais

[Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025]
Esportes

Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Internet

[Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade]
Saúde

Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução Pexels

[Seguidora processa Carlinhos Maia e pede R$ 30 mil por propaganda enganosa]
Fofoca

Seguidora processa Carlinhos Maia e pede R$ 30 mil por propaganda enganosa

12 de Agosto de 2025

Foto: Instagram

[OAB cobra respeito à Constituição e critica medidas judiciais sem trânsito em julgado]
Brasil

OAB cobra respeito à Constituição e critica medidas judiciais sem trânsito em julgado

12 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Internet