Lula é a onda de esperança que vai reconstruir o Brasil
14 de Dezembro de 2021 - Pernambués Agora com texto base do artigo de Rogério Carvalho, senador da República pelo PT-SE
“Lula reiniciou o processo de reconstrução de um Brasil devastado por mais de cinco anos de atrasos e retrocessos da dupla Temer-Bolsonaro”
Assim inicia o artigo publicado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), na Revista Fórum, desta terça-feira (14).
O senador fala do caminho percorrido pelo ex-presidente Lula, durante a caravana realizada em alguns estados do Nordeste, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia da covid-19. Descreve como “esperança ao mundo” os momentos em que Lula foi recebido por principais autoridades e lideranças da Europa e da América Latina.
Menciona o último grande ato internacional, com mais de 250 mil pessoas entoando palavras de ordem pela volta do ex-presidente ao governo, na Plaza de Mayo, na Argentina. “Isso dá a dimensão da relevância e do gigantismo de Lula para o planeta”, frisa o senador em seu artigo. Traz a reflexão sobre a volta da centralidade e a racionalidade ao processo político brasileiro e mundial, contaminado por uma extrema direita negacionista, anticientífica, obtusa, predadora do meio ambiente, antidemocrática e anticivilizatória.
“Ele [Lula] representa o resgate do processo político na melhor concepção da palavra, ou seja, na busca do multilateralismo, da autodeterminação dos povos, do diálogo, do respeito integral aos direitos humanos e à democracia, da justiça social e da construção de um mundo sustentável para as próximas gerações”, diz.
O artigo aponta que Lula coloca novamente como agenda prioritária o combate à fome, que atingiu 2,37 bilhões de pessoas no mundo, em 2020, o enfrentamento da desigualdade e a busca de novas formas de financiamento para combater o aquecimento da emergência climática, de forma associada ao combate da pobreza.
Cita o reconhecimento, ainda que tardio, da parcialidade do ex-juiz Sergio Moro, a falência definitiva do modelo neoliberal, especialmente, a partir do fiasco da política econômica, 14 milhões de desempregados, situação de insegurança alimentar e os mais 615 mil mortos pela covid-19 devido a má condução por parte do governo Bolsonaro.
Finaliza falando do processo de eleição de 2022 que será como um reencontro definitivo de Lula com o povo brasileiro. “A democracia derrotará o autoritarismo e a ciência derrotará o negacionismo. Será o ano de uma onda de esperança que vai eleger Lula presidente novamente para subir, pela terceira vez na história, a rampa do Palácio do Planalto”. Confira o artigo na íntegra no https://revistaforum.com.br/debates/lula-e-a-onda-de-esperanca-que-vai-reconstruir-o-brasil-por-rogerio-carvalho/
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023