Prefeitura, Costa do Marfim e Olodum iniciam parceria para intercâmbio cultural, desenvolvimento econômico e social
08 de Novembro de 2021 - Redação Pernambués agora
A Prefeitura de Salvador, a Embaixada da Costa do Marfim e o Olodum se reuniram para estreitar laços e iniciar parceria para desenvolvimento social e econômico na capital baiana e estimular o desenvolvimento cultural de jovens e adolescentes atendidos pelo projeto social do bloco afro
O pacto foi estabelecido durante encontro realizado na tarde da última sexta-feira (5), que contou com as presenças da vice-prefeita Ana Paula Matos, do embaixador da Costa do Marfim no Brasil, Mamadou Lamine Kanté, e do diretor presidente da Casa do Olodum, João Jorge Rodrigues.
A proposta passa por estreitar ainda mais os laços entre os governos soteropolitano e costamarfinense. Além dos pontos de intercessão que passam pelas raízes culturais, identidade do povo negro e a cultura agrícola muito similar, a vice-prefeita de Salvador avalia que há espaço para mais avanços. “Muito importante esse ato ano, que marca o início dessa parceria. Temos muitas coisas em comum e essas oportunidades são fundamentais para avançarmos juntos no desenvolvimento econômico e social e em projetos de educação. Quero conhecer mais sobre a Costa do Marfim, a cultura e a história. Se tiver a oportunidade de fazer isso ao lado do Olodum, vai ser ainda mais especial”, declarou Ana Paula Matos.
Para Lamine Kanté, investir no intercâmbio com jovens africanos para que ganhem fluência na língua portuguesa e o ensino do francês para crianças e adolescentes soteropolitanos é um dos caminhos a serem seguidos. “Precisamos trabalhar de mãos dadas. Tenho a certeza que essa parceria com a prefeitura de Salvador e com o Olodum vai gerar bons frutos. A nossa Embaixada está à inteira disposição para que continuemos avançando cada vez mais”, afirmou.
Segundo João Jorge, a troca de experiências culturais será fundamental nesse processo. O diretor do Olodum demonstrou ser um entusiasta da implantação da Casa da Costa do Marfim no Centro Histórico da capital baiana. “A ideia é que essa troca produza desenvolvimento econômico para Costa do Marfim e para Salvador. E essa Casa no Pelourinho passa a ser um portal, como é, por exemplo, a Casa do Benin. Será um local com alta capacidade de impulsionar a cultura”, vislumbrou.
Também participaram da reunião o chefe de Gabinete da Vice-prefeitura, Francisco Elde Júnior; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, João Victor Queiroz; e o conselheiro consultivo do Olodum, Luiz Fernandes Perssega.
Foto: Reprodução
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023