Vereador Suíca cria projeto antimachista que oferece escuta para homens
23 de Outubro de 2021 - Vitor Fernandes (DRT-2430)![Vereador Suíca cria projeto antimachista que oferece escuta para homens [Vereador Suíca cria projeto antimachista que oferece escuta para homens]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/233021/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Alvo de grandes debates e enfrentamento, o machismo é causa da manutenção do domínio masculino e perpetuação da violência doméstica
Pensando nisso, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) propõe a criação de uma linha telefônica gratuita para escuta de homens. A iniciativa é orientá-los sobre masculinidades e temas correlatos, contribuindo na formação e minimizar, cada vez mais, as práticas de violência doméstica, que aumentaram substancialmente durante a pandemia.
“A covid-19 impôs à população a necessidade de distanciamento social, o que consequentemente aumentou o tempo de exposição das vítimas aos agressores, além da dificuldade de realizar denúncias, já que os agressores estariam frequentemente em casa”, aponta o texto de indicação do edil petista. O projeto destaca que não deseja tornar os homens vítimas ou desresponsabilizá-los de atos violentos, que comentam contra uma mulher.
“O projeto vem para somar e reforçar as políticas públicas voltadas às mulheres já existentes, integrada a uma abordagem pedagógica, com o intuito de prevenir a violência sexista por meio da compreensão e da atenção às suas causas”, aponta. As violências de gênero são reconhecidas mundialmente como problema de saúde pública.
A principal causa é o machismo estrutural e institucional, que ocasionam sofrimento psíquico às vítimas como depressão, ansiedade, fobias, transtorno pós-traumático, problemas alimentares, aumento nas taxas de suicídio e feminicídio.
Foto: Ascom do vereador Luiz Carlos Suíca
Comentários
Outras Notícias
![Alckmin: socorro a exportador afetado por tarifas não causará impacto [Alckmin: socorro a exportador afetado por tarifas não causará impacto]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237998/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Alckmin: socorro a exportador afetado por tarifas não causará impacto
16 de Agosto de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![MEC orienta escolas na escolha de livros didáticos para o ensino médio [MEC orienta escolas na escolha de livros didáticos para o ensino médio]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237997/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MEC orienta escolas na escolha de livros didáticos para o ensino médio
16 de Agosto de 2025Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
![Em inauguração de montadora, Lula defende relação comercial com China [Em inauguração de montadora, Lula defende relação comercial com China]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237996/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Em inauguração de montadora, Lula defende relação comercial com China
15 de Agosto de 2025Foto: Ricardo Stuckert/PR
![Dono da Ultrafarma e diretor da Fast Shop são soltos em São Paulo [Dono da Ultrafarma e diretor da Fast Shop são soltos em São Paulo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237995/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Dono da Ultrafarma e diretor da Fast Shop são soltos em São Paulo
15 de Agosto de 2025Foto: Ultrafarma/Divulgação
![Salvador registra 29,4% de hipertensão e ocupa 4º lugar entre capitais brasileiras [Salvador registra 29,4% de hipertensão e ocupa 4º lugar entre capitais brasileiras]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237994/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador registra 29,4% de hipertensão e ocupa 4º lugar entre capitais brasileiras
14 de Agosto de 2025Foto: Bruno Concha/Secom PMS
![Governo renova concessão da FCA com VLI e inclui trecho baiano na ferrovia [Governo renova concessão da FCA com VLI e inclui trecho baiano na ferrovia]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237993/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo renova concessão da FCA com VLI e inclui trecho baiano na ferrovia
14 de Agosto de 2025Foto: Reprodução/ANTT
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023