Política

Prefeitura prepara projetos de túneis para veículos e pedestres em Salvador

16 de Agosto de 2021 - Muita Informação e Jornal A Tarde
[Prefeitura prepara projetos de túneis para veículos e pedestres em Salvador]

Com intuito de desafogar o trânsito em Salvador, veículos que trafegam pelas avenidas de vale, irão transitar por 4,2 Km de túneis capazes de interligá-las diretamente

A iniciativa é de autoria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

"Um equipamento irá ligar a avenida Bonocô à avenida ACM, ali na altura do hospital Tereza de Lusiex. Já outro túnel, da Bonocô até a avenida Vasco da Gama, na altura do Hospital Regional e, o terceiro e último, a construção de um túnel na Vasco da Gama, ligando até a avenida Garibaldi, próximo do monumento Clériston Andrade", o secretário Luiz Carlos de Souza.

Sem prazo para execução das obras, o secretário conta que o projeto ainda está no processo de edital. "Já lançamos edital de contratação de empresas para analisar uma possível construção de túneis", disse.

Túneis com esteira rolante para pedestre
O titular da pasta ainda revela sobre a criação de túneis para pedestres.  “A ideia é criar túneis com esteira rolante, exclusivos para pedestres, saindo do Campo da Pólvora para Cidade Baixa e do Terminal da Lapa para a Barroquinha”, contou. 

Luiz Carlos aponta, que as esteiras são similares às de aeroporto. Com extensão de 815 metros, o primeiro túnel vai ligar Campo da Pólvora à Cidade de Baixa, com estações na Baixa do Sapateiro e Pelourinho. Já o outro equipamento será da Estação da Lapa ao Terminal da Barroquinha, com 425 metros de extensão. 

 “Grandes cidades do mundo, como Paris e Londres já utilizam esse tipo de túnel para pedestre. No máximo em 30 dias estaremos finalizando a contratação da empresa que vai realizar o estudo de viabilidade econômica e técnica desse projeto que será um marco na melhoria da mobilidade urbana da cidade”, avaliou Luiz Carlos.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica]
Política

Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica

19 de Novembro de 2025

Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto

[Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves]
Saúde

Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves

19 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução Mercado Livre

[SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026]
Cultura

SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026

19 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc]
Bahia

Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc

19 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo]
Educação

Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo

19 de Novembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem]
Saúde

Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem

18 de Novembro de 2025

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil