Bolsonaro diz que Barroso ‘não sabe nada’ e que, se Congresso aprovar, ‘vai ter voto impresso’
11 de Junho de 2021 - Istoé
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desafiou o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, em relação à implementação do voto impresso para as próximas eleições
Em sua tradicional live semanal, nesta quinta-feira (10), Bolsonaro disse que “se o Congresso aprovar o voto impresso, vamos ter eleições com voto impresso e ponto final. Não se discute mais este assunto. Ponto final”.
Na quarta-feira (9), Barroso defendeu o sistema eleitoral atual, baseado somente na urna eletrônica, e disse que a implementação do voto impresso seria “uma solução desnecessária para um problema que não existe”.
“A posição do TSE no tocante ao item segurança é de que a introdução do voto impresso seria uma solução desnecessária para um problema que não existe com um aumento relevante de riscos”, disse o ministro, que afirmou que a implantação do voto impresso, se aprovado pelos parlamentares, precisaria ser validada pelo STF.
Bolsonaro chamou Barroso de “dono da verdade” e disse que é necessário respeitar a Constituição e o Parlamento brasileiro.
“Ministro Barroso, o dono da verdade. Eu vi ele falar uma coisa importante hoje, presta atenção pessoal: ‘Se o Congresso aprovar [a promulgação de uma PEC] e não for judicializado, nós vamos cumprir’. Que negócio é esse, ‘se não for judicializado’, ministro Barroso? Quer dizer que se alguém entrar com uma ação no Supremo, você vai despachar lá que não vale a PEC dos deputados e senadores? Uma pessoa vai querer derrubar no mínimo 308 deputados e 53, 54 senadores?”, disse Bolsonaro.
O presidente continua: “Cada um de nós deve respeitar a Constituição, respeitar o Parlamento brasileiro. Respeitar as decisões nossas, e respeitar as decisões de vocês também, do Judiciário. Não é se meter em tudo. Vai cumprir, sim. Se o Congresso promulgar a PEC do voto auditado impresso, teremos eleições com voto impresso em 2022 e ponto final. Não se discute mais esse assunto. Não tem que ninguém dar palpite. Ninguém. Não fique dando de uma pessoa que sabe tudo. Não sabe nada! Não sabe o que é o voto de uma pessoa numa comunidade, não sabe o que é o voto de uma pessoa nos sertões do Brasil”, finalizou exaltado o presidente.
Foto Evaristo SA
Comentários
Outras Notícias
MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina
03 de Julho de 2026Foto: Divulgação / Prefeitura
Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS
03 de Julho de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco
03 de Julho de 2026Foto: Instagram
SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel
03 de Julho de 2026Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT
SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020
03 de Julho de 2026Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |
Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado
02 de Julho de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023