Salvador tem aumento de 36.3% no número de candidatos à Câmara Municipal
06 de Novembro de 2020 - Redação Pernambués agora
O número de candidatos a uma cadeira na Câmara de Salvador cresceu 36,3% entre 2016 e 2020, passando de 984 candidatos para 1.544
O número de vereadores da capital baiana é 43. Na avaliação do vereador e atual presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB), o crescimento reflete no reconhecimento da importância da Casa Legislativa em atos regulatórios do cotidiano das pessoas e mostra que os candidatos têm o desejo de participar deste momento de resgate da importância de uma das primeiras casas legislativas do pais (a primeira entre as capitais).
"O esforço, junto com nossos pares, tem sido o de comandar um Poder democrático e determinado, com altivez, independência, trabalho árduo e resultados para a população da terceira maior cidade do país", diz o edil. Geraldo Júnior também destaca que hoje há uma maior conhecimento do cidadão acerca da função de um parlamentar municipal dentro do tabuleiro das atribuições dos diversos Poderes Públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário), em níveis federal, estaduais e municipais.
O papel do vereador é atuar no âmbito do Poder Legislativo Municipal, fiscalizando os atos do Poder Executivo Municipal no cumprimento das leis municipais, além de elaborar novas leis municipais e requerer ao prefeito melhorias para a cidade.
"A Câmara Municipal de Salvador passa por um processo de resgate da sua grandeza histórica. Estamos em 2020 e, atualmente, as grandes discussões que envolvem os caminhos da nossa cidade, passam pelo plenário, comissões, colégio de líderes, audiência públicas e os outros fóruns de debates de propostas e tomadas de decisões desta Casa. Agora, também no ambiente virtual", afirmou o presidente.
Comentários
Outras Notícias
Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas
20 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários
20 de Março de 2026Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias
Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate
20 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade
19 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública
19 de Março de 2026Foto: Matheus Pereira / GovBA / Saúde GovBA
Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha
19 de Março de 2026Foto: Divulgação / Atlético de Madrid
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023