CPMI das Fake News e TSE se unem para combater desinformação nas eleições municipais
15 de Outubro de 2020 - Redação Pernambués agora
Presidente do PSB da Bahia, a deputada Lídice da Mata informou ao presidente Barroso que o partido é uma das legendas que tem pleno interesse em aderir ao Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE.
Uma reunião virtual entre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e a relatora da CPMI das Fake News no Congresso Nacional, deputada Lídice da Mata, selou um acordo de cooperação mútua entre a Comissão Parlamentar e o Tribunal para enfrentar a desinformação durante as eleições municipais deste ano.
Técnicos do TSE e da CPMI também participaram da reunião. Ficou decidido que haverá uma troca de informações para municiar o Comitê Estratégico, criado pela Justiça Eleitoral para tornar o pleito municipal de 2020 mais preparado para identificar “Fake News” que circulem em aplicativos de mensagem e redes sociais. O comitê também em a intenção de, uma vez identificadas as informações falsas, esclarecer os eleitores.
Presidente do PSB da Bahia, a deputada Lídice da Mata informou ao presidente Barroso que o partido é uma das legendas que tem pleno interesse em aderir ao Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE.
O programa conta com 57 instituições públicas e privadas que se uniram para combater os efeitos negativos das "Fake News" no processo eleitoral de 2020. O Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Senado Federal, a Fundação Getúlio Vargas e o Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal) são algumas das instituições que participam do acordo, além do Google, Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok.
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023