Suíca e SindilimpBA defendem trabalhadores que lavaram ambulância na Barra: “A crítica é dos racistas”
22 de Junho de 2020 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
Os trabalhadores de limpeza urbana de Salvador, que lavaram uma ambulância do município, na Barra, em frente ao Hospital Espanhol, no último domingo (21), foram defendidos pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e pelo SindilimpBA, que representam a categoria no estado.
Nesta segunda-feira (22), após saber de críticas e de ameaças de punição aos profissionais, Suíca disse que não vai aceitar pressão para penalizar, que as críticas são descabidas e que vai cobrar do sindicato retaliação caso alguém seja punido. Ele considerou a polêmica como “racista” e disse que “os garis agiram corretamente”.
“Precisa apurar os fatos antes de sacrificar trabalhador, se fosse em Pernambués não teria isso. Mas foi na Barra, e o vídeo é do alto, do alto da cobertura e de frente para o mar. Quem sabe o que os garis e as margaridas passam somos nós. Eles estão cotidianamente na linha de frente. Deveriam agradecer por eles fazerem essas ações, que não são de sua competência, mas que fazem para gerar ainda mais saúde para a população. É que tem gente que gosta mesmo é de fazer presepada. Isso é porque os trabalhadores são negros. Querem perpetuar o racismo do alto de suas coberturas, sem saber o que acontece na linha de frente. Mas quando é no carnaval sabem colocar o gari em cima do trio para demonstrar a falsidade”, dispara Suíca.
Para a coordenadora-geral do SindilimpBA, a direção do sindicato não vai tolerar punição a quem quer que seja. Os trabalhadores procuraram a entidade para falar das ameaças de punição que sofreram. Ana relata que até uma paralisação foi proposta pelos trabalhadores. “Estamos em plena campanha salarial, é o período da data base e estamos segurando a situação porque sabemos do momento difícil com a crise sanitária e da importância em manter o serviço. Estamos segurando na unha para assegurar que as cidades tenham atendimento, mas não tem como punir quem está na linha frente. Não vamos tolerar, é inadmissível”, completa.
Comentários
Outras Notícias
Suíca anuncia avanço do PL 4146 e reforça que profissionais da limpeza caminham para uma valorização histórica
19 de Novembro de 2025Pré-candidato destaca parecer favorável na CCJ, agradece apoio de deputados baianos e pede união para aprovação definitiva do projeto
Anvisa suspende suplemento Ki-Fit-Turbo após registros de efeitos adversos graves
19 de Novembro de 2025Foto: Reprodução Mercado Livre
SCREAM Festival confirma 8ª edição gratuita em Salvador e destaca tendências para 2025 e 2026
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Salvador alcança melhor desempenho do país na execução de recursos da Política Aldir Blanc
19 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil pode levar 16 anos para reduzir totalmente desigualdade racial na conclusão do ensino médio, indica estudo
19 de Novembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Bahia tem o 3° maior crescimento de empregos na Enfermagem
18 de Novembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023